Significado de COO

Compartilhar no Facebook

O que é COO:

COO é a sigla inglesa de Chief Operating Officer, cujo significado é Diretor de Operações ou Executivo Chefe de Operações, um cargo atribuído a quem é o braço direito do CEO (Diretor Executivo ou Presidente) dentro de uma organização.

O COO é o responsável pela gestão das operações da empresa no dia a dia, realizando um acompanhamento rotineiro e eficiente do negócio, e com a função adicional de reportar regularmente todas as operações da empresa ao Diretor Executivo.

Um exemplo de alguém com esse cargo é Sheryl Sandberg, COO do Facebook, que no ano de 2008 passou a integrar a equipe e se tornou responsável por transformar a rede social em um negócio rentável. O CEO do Facebook é Mark Zuckerberg.

Em geral, o CEO (Chief Executive Officer) é o executivo principal das grandes organizações, responsável pela estratégia do negócio e gestão a um nível avançado. Como não está muito envolvido no dia a dia da empresa, limita essa função ao COO.

Na comunicação empresarial, a presença das siglas inglesas para designar funções (geralmente iniciando com a letra "C" de "Chief" ou "Diretor") é muito frequente. Segue abaixo mais alguns exemplos:

CCO (Chief Communications Officer) - Diretores de Comunicações

CFO (Chief Financial Officer) - Diretores de Finanças

CHRO (Chief Human Resources Officer) - Diretores de Recursos Humanos

CIO (Chief Information Officer) ou CTO (Chief Technology Officer) - Diretores de Tecnologia

CMO (Chief Marketing Officer) - Diretores de Marketing

O significado de COO está na categoria: Siglas