Significado de Cosmopolita

Compartilhar no Facebook

O que é Cosmopolita:

Cosmopolita é a pessoa que se julga cidadão do mundo inteiro, ou que considera sua pátria o mundo. É uma palavra com origem no termo grego kosmopolítes, em que kosmós significa "mundo" e polites significa "cidadão".

Um indivíduo cosmopolita pode ser alguém que considera o mundo como a sua pátria ou uma pessoa que viaja muito e se adapta facilmente a diferentes culturas e modos de vida. De igual forma, alguém cosmopolita é alguém que sofreu a influência de uma cultura que não é a sua cultura de origem.

Uma cidade também pode ser considerada cosmopolita. Normalmente essa designação é exclusiva de grandes centros urbanos, onde existem pessoas de vários países diferentes, e onde é possível notar a influência de diversas culturas na alimentação, arquitetura, costumes, forma de vestir, artes, tradições, alimentação etc. Cidades como Nova Iorque e Londres são cidades consideradas cosmopolitas.

No ramo da botânica e zoologia, um ser cosmopolita é um ser que se encontra em quase todo o mundo. É uma denominação dada às plantas de animais com distribuição animal em consequência de amplos limites de adaptação aos fatores ambientais. Cosmopolitas são, por exemplo, muitos parasitas propagados pelo homem, são as plantas daninhas, as baratas e ratazanas.

O significado de Cosmopolita está na categoria: Geral