Significado de CPU

Compartilhar no Facebook

O que é CPU:

CPU é sigla inglesa de Central Processing Unit, que, em Português, significa “Unidade Central de Processamento”. Também conhecido como processador, a CPU corresponde ao cérebro do computador, onde é feita a maior parte dos cálculos.

É o elemento de maior importância em equipamentos eletrônicos. É responsável pelo processamento de todos os tipos de dados e pela apresentação do resultado do processamento.

Inicialmente, a CPU era composta por vários componentes separados, mas evoluiu para um único circuito integrado que recebeu o nome de microprocessador.

O microprocessador é um dispositivo programável de entrada e saída de dados, que processa os dados digitais de entrada e, associando as instruções armazenadas em sua memória, fornece como saída os dados resultantes do processamento.

Uma CPU é composta pelos seguintes componentes:

  • Unidade lógica e aritmética (ULA): executa as operações aritméticas e lógicas
  • Unidade de controle (UC): extrai instruções da memória e as decodifica e executa, requisitando a ULA quando necessário
  • Registradores e Memória cache: armazena dados para o processamento

A velocidade de processamento das informações em um computador está diretamente relacionada à velocidade do processador. Quanto mais rápido o processador, maior a velocidade de processamento.

Intel e AMD são as principais empresas fabricantes mundiais de processadores.

O significado de CPU está na categoria: Tecnologia