O que é Cultura Organizacional

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

Cultura organizacional, também conhecida como empresarial ou corporativa, é o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização.

O conceito de cultura organizacional provém das Ciências Sociais e evoluiu ao longo tempo. O psicólogo Edgar Schein é um dos maiores responsáveis pela divulgação e desenvolvimento deste conceito. O autor descreve a cultura organizacional como um modelo de crenças e valores criados por um determinado grupo.

Schein também afirmou que a cultura organizacional é formado por três níveis de conhecimento:

  • Pressupostos básicos: as crenças consideradas adquiridas em relação à empresa e à natureza humana;
  • Valores: princípios, normas e modelos importantes;
  • Artefatos: os resultados perceptíveis da ação de uma empresa, apoiados pelos valores.

A cultura organizacional está ligada a comportamentos que contribuem para o desenvolvimento e características de cada empresa.

Ela contribui para a construção da identidade organizacional, ou seja, sua forma de se comunicar, suas relações comerciais, seu comportamento com o público e funcionários.

Alguns dos atributos mais valorizados da cultura organizacional de uma empresa são: ética, responsabilidade social, competência, compromisso, etc.

Tipos de Cultura Organizacional

Cultura de papéis

Neste tipo de cultura organizacional as tarefas e responsabilidades são claramente definidas e atribuídas a cada funcionário. Nela, os funcionários são incentivados a seguir procedimentos específicos para garantir a eficiência do trabalho.

A cultura de papéis é comum em organizações com estruturas hierárquicas rígidas, como as militares e as governamentais, mas também pode ser encontrada em outras organizações. As relações interpessoais, neste sentido, são frequentemente formais e baseadas em hierarquia, com ênfase na autoridade e no respeito pelas regras estabelecidas.

Cultura de poder

Neste tipo de cultura, a hierarquia é valorizada e a tomada de decisão é centralizada nas mãos de poucos líderes. A comunicação, portanto, é vertical, de cima para baixo, e há pouca participação dos funcionários na tomada de decisões.

Na cultura de poder, as lideranças costumam ser mais temidas do que respeitadas, o que pode levar a um ambiente de trabalho competitivo e estressante.

Cultura de tarefas

Na cultura de tarefas, enfatiza-se a execução de tarefas e na produção de resultados concretos. Nela, os funcionários são encorajados a trabalhar de forma independente e a tomar decisões rápidas e eficazes para resolver problemas.

Este tipo de cultura é comum em empresas que operam em setores altamente competitivos, onde a rapidez e a eficiência são essenciais. Portanto, a comunicação é geralmente direta e objetiva, visando garantir que as tarefas sejam realizadas com qualidade e dentro do prazo.

Cultura de pessoas

A cultura de pessoas é um tipo de cultura organizacional que coloca o foco nas pessoas, isto é, nas relações humanas. Nela, os líderes valorizam o bem-estar e o desenvolvimento dos funcionários, incentivando a colaboração, a comunicação aberta e a participação em tomadas de decisão.

Este tipo de cultura é comum em empresas que valorizam a satisfação do cliente e a qualidade do serviço.

Exemplos de Cultura Organizacional

Google

Já retratado até mesmo em filme, o ambiente de trabalho da Google é bastante conhecido. A empresa tem como cultura organizacional o foco no bem-estar estar dos trabalhadores, valorizando a comunicação direta e criatividade. O cuidado com seus profissionais sem dúvida se reflete no sucesso do empreendimento.

Natura

A cultura organizacional da Natura é baseada na sustentabilidade, na inovação e na diversidade. Nela se prioriza a criatividade e o empreendedorismo, além de incentivar a responsabilidade social e ambiental.

Nubank

No Nubank, a cultura organizacional é baseada na transparência, na simplicidade e na inovação. A empresa valoriza a diversidade e incentiva seus funcionários a terem iniciativa própria.

Toyota

A cultura organizacional da Toyota é baseada no conceito de kaizen, que significa "melhoria contínua". A empresa investe no treinamento e desenvolvimento contínuo de seus funcionários. Incentivam a inovação e a busca por soluções criativas para problemas.

Apple

Na Apple, a cultura da empresa é baseada na simplicidade, elegância e qualidade. A empresa dá ênfase à estética (design), além de focar na experiência do usuário.

A empresa adota um sistema hierárquico fundamentado em uma liderança forte, baseada na visão do líder fundador, Steve Jobs. Ainda assim, valoriza a criatividade e encoraja seus funcionários a pensar fora da caixa e a buscar soluções inovadoras.

Importância da Cultura Organizacional

Uma cultura organizacional forte e saudável pode levar a muitos benefícios para a empresa. Listamos, a seguir, alguns desses benefícios:

  • Aumento da produtividade: Funcionários que se identificam com a cultura da empresa tendem a ser mais motivados a trabalhar em conjunto, produzindo mais e melhor.
  • Retenção de talentos: Com um ambiente de trabalho favorável, os trabalhadores são mais propensos a permanecer na empresa a longo prazo, o que pode economizar tempo e dinheiro em recrutamento e treinamento.
  • Melhoria do clima organizacional: O ambiente de trabalho de uma empresa com uma cultura organizacional bem estabelecida costuma ser mais saudável e agradável, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a aumentar o bem-estar dos funcionários.
  • Melhoria da imagem da empresa: Um ambiente de trabalho positivo e bem estruturado pode ajudar a atrair novos clientes, parceiros de negócios e investidores, melhorando a reputação da empresa.
  • Aumento da adaptabilidade: Um conjunto de valores, crenças, comportamentos, normas e práticas bem estabelecido pode ajudar a empresa a se adaptar melhor a mudanças no mercado e a responder rapidamente a novas oportunidades.

Cultura e Clima Organizacional

O clima organizacional é criado em função da cultura organizacional de uma empresa ou instituição.

Consiste no ambiente vivido no contexto empresarial, que pode impactar negativa ou positivamente a produtividade da empresa em questão. Cada integrante de uma organização tem um papel a desempenhar no clima organizacional, podendo influenciá-lo e ser influenciado por ele.

Bibliografia:

  • SCHEIN, Edgar. Cultura Organizacional e Liderança. Barueri: Atlas, 2009.
  • HANDY, Charles. Deuses da Administração. São Paulo: Vértice, 1987.

Veja também:

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar