Significado de Cumplicidade

Compartilhar no Facebook

O que é Cumplicidade:

Cumplicidade pode ter o significado de conivência ou de amizade. É utilizada igualmente nos dois sentidos. Quando é utilizado o sentido de conivência, há normalmente conotação negativa e se refere à qualidade de ser cúmplice de algum ato ilegal. Neste caso, quem desempenha o papel de cúmplice, tem conhecimento ou participação no delito ou infração que foi ou continua a ser cometida.

Juridicamente, um indivíduo que foi cúmplice em algum ato criminoso pode ser julgado pelo seu envolvimento e parceria na execução do ato.

O termo cumplicidade é também é utilizado como uma atitude positiva e desejável em uma relação, seja entre casais, amigos, familiares, etc. A cumplicidade numa relação também envolve parceria, confiança e apoio nas mais diversas decisões a serem tomadas. Contudo, a conotação geralmente atribuída a esta atitude é positiva porque demonstra harmonia, companheirismo e entendimento. A cumplicidade no amor e em um relacionamento é uma característica importantíssima.

Cumplicidade - música

Cumplicidade é uma música tocada por vários artistas e grupos (Desejo de Menina, Aviões do Forró, Amannda Condesca). Essa música fala sobre uma história de amor entre duas pessoas, onde existe "cumplicidade no ar".