Significado de Curto-circuito

Compartilhar no Facebook

O que é Curto-circuito:

Um curto-circuito é  um fenômeno produzido no momento que a corrente elétrica mais forte passa por um circuito que sofre uma queda e cria uma descarga elétrica que pode danificar o mesmo circuito elétrico.

É comum ver um curto-circuito quando dois cabos de alta tensão dos postes elétricos das ruas se tocam, ou quando se coloca um metal na tomada, a reação provocada é muito violenta devido a dissipação de energia, gerando faíscas e até mesmo explosões que podem causar incêndios.

"Short circuit" é a expressão usada em inglês para "curto-circuito".

Em sentido figurado, curto-circuito pode ser sinônimo de colapso,  representando um estado súbito de decadência.

Curto-circuito monofásico

O curto-circuito monofásico, também conhecido por “fase-terra”, é causado devido a uma falha mecânica como a quebra de condutores, causando danos no equipamento devido a corrosão.

As principais causas de um curto circuito monofásico é a presença de arcos elétricos ou a falta de isolamento dos condutores.

Curto-circuito trifásico

Um curto-circuito trifásico acontece quando um circuito possui três tensões defasadas entre si, ou seja quando o circuito é polifásico (possui várias fases), equilibrando as impedâncias em mais de duas fases. Esse tipo de curto-circuito acontece quando há uma sobrecarga elétrica, criando um contato entre as fases do circuito.

O significado de Curto-circuito está na categoria: Geral