Darwinismo

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

Darwinismo é o nome dado ao conjunto de estudos e teorias do naturalista britânico Charles Darwin (1809 - 1882), considerado o pai da Teoria da Evolução.

O darwinismo, conhecido por Evolucionismo, surgiu em oposição a ideia do Criacionismo, que alega que todas as criaturas vivas na Terra surgiram a partir da criação de Deus.

A doutrina darwinista diz que os ambientes "selecionam" os organismos mais adequados para habitar determinado lugar, o que Darwin chamou de "seleção natural".

As espécies que forem aptas ou demonstrarem mais facilidade em sobreviver a determinados ambientes, multiplicam-se, evoluem e seus descendentes serão os dominadores daquela região. Os organismos que não forem capazes de se adaptar ao meio ambiente em que estão inseridos, serão extintos.

Evolucionismo e seleção natural

Segundo as observações de Darwin, a capacidade de reprodução dos organismos é maior que a capacidade do meio ambiente de proporcionar condições favoráveis para o seu sustento, como alimentos e abrigo.

Com esta observação e experiências científicas, Darwin concluiu que na "eterna luta" pela sobrevivência, sempre existiram variações entre as espécias que proporcionam maior facilidade de sobrevivência em comparação às outras. Estes fatores auxiliam na propagação desses organismos mais adaptados, eliminando os mais fracos. Trata-se da seleção natural.

O conceito central do evolucionismo é que todas as formas de vida compartilham um ancestral comum e as mudanças ao longo do tempo, causadas pela seleção natural, conduzem à evolução das espécies.

Como exemplo, para provar sua teoria do evolucionismo, Darwin observou os tentilhões (uma espécie de pássaro) nas Ilhas de Galápagos. O cientista percebeu que tentilhões possuíam formatos de bico adaptados às diferentes fontes de alimentos.

Nas ilhas onde havia flores como alimento, os pássaros tinham o bico longo, já nas ilhas onde o alimento principal era sementes, os tentilhões tinham bicos curtos. A observação de Darwin mostra que as diferentes características dos tentilhões foram selecionadas conforme as particularidades de seus ambientes.

Saiba mais sobre o Evolucionismo e o Criacionismo.

Darwinismo e Neodarwinismo

Na contemporaneidade, muitos naturalistas falam do neodarwinismo como uma adaptação da Teoria da Evolução de Darwin. O neodarwinismo, conhecido também por Teoria Sintética ou Mutualismo, surgiu a partir das descobertas dos genes e do DNA humano.

A corrente científica diz que as mutações genéticas e a seleção natural funcionam apenas como um meio para o surgimento de novas espécies de seres vivos na Terra.

O que é o Darwinismo Social

O Darwinismo Social é um pensamento sociológico que surgiu no final do século XIX e começo do XX. Essa premissa tentava explicar a evolução da sociedade humana se baseando na teoria da evolução proposta por Charles Darwin.

Regado de preconceitos, o darwinismo social acreditava existirem sociedades humanas superiores a outras, e que estas deveriam dominar as inferiores para "civilizá-las", ajudando no seu desenvolvimento.

Os pensadores pró-darwinismo social alegavam que as populações europeias tinham capacidades de evolução superiores ao povo da África, por exemplo. E davam como justificativa a revolução tecnológica e científica que estava ocorrendo na Europa.

Assim, os demais povos estariam condicionados à "seres primitivos", não possuindo capacidade para o progresso da humanidade. Este conceito foi bastante utilizado para tentar explicar a pobreza durante o período pós-Revolução Industrial. Os que permaneceram ou ficaram pobres seriam os menos aptos na linha evolutiva, segundo o darwinismo social.

Veja mais sobre Evolucionismo social e o que são Ciências Sociais.

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar