Significado de Desinfecção

Compartilhar no Facebook

O que é Desinfecção:

Desinfecção é um substantivo feminino que significa a ação ou processo de desinfectar algo ou alguém. A desinfecção pode ser de alto, médio ou baixo nível, dependendo do objetivo e contexto em questão.

No âmbito da medicina, a desinfecção tem como objetivo eliminar o risco de contágio por parte agentes patogênicos. A desinfecção pode ser feita através de meios físicos ou químicos. Os meios físicos podem ser o calor (calor seco ou úmido), raios solares, ignição (flambagem), raios-gama, etc. Os agentes químicos podem ser formaldeído, creolina, formalina, cresol, lisol, entre outros.

Na maior parte das vezes a desinfecção é um termo que remete para a diminuição do número de microorganismos (patogênicos) de um objeto inanimado. Apesar disso, uma desinfecção nem sempre elimina 100% dos microorganismos, mas impede que o objeto em questão seja sujeito a uma infecção.

É um termo que está relacionado com antissepsia (desinfecção de tecidos vivos através de antissépticos), e esterilização (destruição de todos os germes que se encontram na superfície ou dentro de um determinado objeto ou ambiente).

A assepsia e a anti-sepsia são formas de desinfecção externa. Quando uma pessoa tem uma doença contagiosa, muitas vezes tem que ser colocada em quarentena, para evitar o contato com outras pessoas. Muitas vezes, pessoas que estão em contato com essa pessoa correm risco de contágio e têm que ser desinfectadas. Quando a doença contagiosa chega ao fim, deve ser feita uma desinfecção terminal ao quarto do doente, para que não restem microorganismo que possam infectar outras pessoas.

Antes de uma cirurgia, a assepsia é crucial, sendo que deve ocorrer desinfecção nas mãos do cirurgião, nos intrumentos cirúrgicos e em toda a sala onde acontece a cirurgia.

Em alguns casos, a desinfecção pode ter que ser feita a nível interno, no caso da existência de agentes patogênicos no sangue ou órgãos dessa pessoa. A quimioterapia consiste em um dos métodos usados para eliminar esses microorganismos.

Desinfecção da água

Muitas pessoas ficam doentes e morrem porque bebem água que não era própria para consumo. Por isso, em muitos casos, a água deve ser desinfectada para que se torne potável. Alguns processos de desinfecção da água são: cloração, ozonização, dióxido de cloro, desinfecção térmica, desinfecção por ultravioletas.

O significado de Desinfecção está na categoria: Geral