Significado de Destarte

Compartilhar no Facebook

O que é Destarte:

Destarte significa "deste modo", "desta forma", "desta maneira", "assim sendo", "consequentemente". A palavra é formada pela aglutinação dos vocábulos "desta" + "arte" (desta arte). É um advérbio que transmite a noção de conclusão, estabelecendo uma relação de causa / efeito entre duas orações.

Destarte é uma conjunção coordenativa conclusiva, tendo em conta que liga duas orações expressando uma relação semântica de conclusão ou consequência.

A palavra "destarte" é de uso pouco comum na linguagem corrente, porém, muito usada em textos jurídicos e em outros documentos formais e eruditos, bem como em obras literárias mais antigas. Exemplos:

- Destarte a norma deverá ser atualizada para a nova resolução.

- Tenho consciência do dever cumprido, destarte morrerei tranquilo.

- "Assim falou Júpiter em poucas palavras, mas Vênus de ouro, em um discurso menos breve, destarte lhe responde: "Ó meu pai, ó eterno poder que os homens governa e os deuses!..." (Virgílio, Eneida; p.199)

Destarte x Dessarte

Dessarte (dessa + arte) é um termo com o mesmo significado de "destarte", porém ambos são empregados de acordo com a regra de utilização dos pronomes demonstrativos "este" e "esse".

Ou seja, o termo "destarte" é utilizado para introduzir uma ideia nova, ainda não mencionada, enquanto "dessarte" é utilizado para referir algo que já foi mencionado.

O significado de Destarte está na categoria: Geral