Significado de Diabetes

Compartilhar no Facebook

O que são Diabetes:

Diabetes é uma doença do metabolismo caracterizada pelo excesso de glicose no sangue. A glicose em excesso (hiperglicemia) pode provocar danos aos rins, lesões cardiovasculares, danos à retina, danos neurológicos e a cetoacidose (coma diabético).

O diabetes surge quando o pâncreas deixa de  produzir ou reduz a produção da insulina, ou ainda quando a insulina não é capaz de agir de maneira adequada. A fome e a sede excessivas, urinar com frequência, desânimo, perda excessiva de peso mesmo com a grande ingestão de alimentos, são sintomas da doença.

A insulina é um hormônio sintetizado pelo pâncreas, com a função de transportar e controlar a entrada da glicose nas células do organismo, o que reduz a quantidade de glicose no sangue. A glicose é um carboidrato, que tem a função de dar energia ao corpo. Sem a insulina a glicose não é absorvida e se concentra no sangue, provocando a diabetes.

Diabetes Tipo 1

No diabetes tipo 1 o pâncreas perde a total capacidade de produzir a insulina, em decorrência de um problema no sistema imunológico, fazendo com que anticorpos ataquem as células que produzem a insulina. Geralmente é diagnosticada ainda na infância ou adolescência. É uma doença ainda sem cura. Seu tratamento é realizado com a aplicação diária de insulina injetável.

Diabetes Tipo 2

No diabetes tipo 2 o pâncreas reduz a produção de insulina ou o organismo reduz a capacidade de usá-la de forma correta (resistência à insulina). É uma doença comum em pessoas acima de 40 anos, obesos, sedentários ou com histórico na família. O tratamento é realizado com dietas, com a prática de exercícios físicos regulares, e com medicamentos específicos.

Diabetes gestacional

A diabetes gestacional surge durante a gravidez, quando ocorre grande concentração de açúcar no sangue, em consequência da falta de maior produção de insulina, para atender as necessidades do bebê, especialmente da metade da gravidez em diante, ou ainda quando as mudanças hormonais da gestante interferem na ação da insulina.

O principal problema do excesso de açúcar no sangue da gestante é que pode gerar uma criança obesa, acarretando problemas no parto, icterícia, problemas respiratórios, entre outros.

O significado de Diabetes está na categoria: Medicina