Significado de Diabetes

Compartilhar no Facebook

O que é Diabetes:

Diabetes mellitus é uma doença do metabolismo caracterizada pelo excesso de glicose no sangue e na urina, que surge quando o pâncreas deixa de produzir ou reduz a produção de insulina, ou ainda quando a insulina não é capaz de agir de maneira adequada.

A palavra "diabetes" tem origem grega e significa "sifão". A doença recebeu esta designação devido à poliúria que a caracteriza, uma vez que o líquido ingerido pelo diabético passa rapidamente pelos rins antes de ser eliminado na urina. 

O diabetes pode ser classificado, de acordo com sua patogênese, em:

  • Diabetes mellitus tipo 1 ou insulinodependente;
  • Diabetes mellitus tipo 2 ou insulinoresistente;
  • Diabetes gestacional;
  • Diabetes ​insipidus.

Insulina

insulina é um hormônio sintetizado pelo pâncreas, cuja função é transportar e controlar a entrada de glicose (açúcar) nas células.

A glicose é um carboidrato, cuja função é fornecer energia ao corpo. Sem a insulina, a glicose não é absorvida e se concentra no sangue, provocando o diabetes.

Diabetes Tipo 1

No diabetes tipo 1, o pâncreas perde a total capacidade de produzir insulina em decorrência de um problema no sistema imunológico, que faz com que anticorpos ataquem as células que produzem a insulina.

O diagnóstico geralmente é feito na infância ou adolescência e o seu tratamento consiste na aplicação aplicação diária de insulina injetável.

Os sintomas que caracterizam o diabetes tipo 1 são: poliúria (aumento da frequência de micções), polifagia (fome excessiva), polidipsia (sede excessiva), emagrecimento e alterações visuais.

Indivíduos com diabetes tipo 1 podem sofrer complicações crônicas como aterosclerose, infarto, além
de se tornarem mais susceptíveis a infecções como carbúnculos e furunculose generalizada. 

Diabetes Tipo 2

No diabetes tipo 2, o pâncreas reduz a produção de insulina ou o organismo reduz a capacidade de usá-la de forma correta (resistência à insulina).

É uma doença comum em pessoas acima de 40 anos, obesassedentárias ou com histórico na família. O tratamento é feito com medicamentos específicos, dieta e exercícios físicos regulares.

Diabetes Gestacional

diabetes gestacional surge durante a gravidez, quando ocorre grande concentração de açúcar no sangue devido à falta de uma maior produção de insulina para atender as necessidades do bebê.

Normalmente surge a partir da metade da gravidez em diante ou ainda quando as mudanças hormonais da gestante interferem na ação da insulina.

Diabetes Insipidus

O diabetes insipidus caracteriza-se por um distúrbio na síntese, secreção ou ação do hormônio anti-diurético (ADH), que pode resultar em síndromes poliúricas com excreção aumentada de urina hipotônica.

Diabetes mellitus e diabetes insipidus são duas doenças distintas que assemelham-se apenas pela poliúria estabelecida.

O significado de Diabetes está na categoria: Medicina e pertence ao dossiê: Doenças