Significado de Diagrama de Ishikawa

Compartilhar no Facebook

O que é Diagrama de Ishikawa:

Diagrama de IshikawaO Diagrama de Ishikawa, é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade em diversos processos, e também é conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe" ou "Diagrama 6M".

O Diagrama foi originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa, no ano de 1943, e foi aperfeiçoado nos anos seguintes.

Na sua estrutura, os problemas são classificados em seis tipos diferentes: método, matéria-prima, mão-de-obra, máquinas, medição e meio ambiente. Esse sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de um determinado problema ou também uma oportunidade de melhoria, assim como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos.

O Diagrama de Ishikawa é uma das ferramentas mais eficazes e mais utilizadas nas ações de melhoria e controle de qualidade nas organizações, permitindo agrupar e visualizar as várias causas que estão na origem qualquer problema ou de um resultado que se pretende melhorar.

Geralmente, esses diagramas são feitos por grupos de trabalho e envolvem todos os agentes do processo em análise. Depois de identificar qual o problema ou efeito a ser estudado, é feita uma lista das possíveis causas e depois faz-se o diagrama de causa e efeito.

Como fazer um diagrama de Ishikawa?

Antes de começar a desenhar o diagrama, os seguintes passos devem ser cumpridos:

  1. Determine o problema que será analisado no diagrama e o objetivo que se espera alcançar. No entanto, palavras abstratas e vagas devem ser evitadas;
  2. Junte informação a respeito do problema em questão;
  3. Reúna um grupo que possa ajudar na criação do diagrama, e depois de apresentar as devidas informações, promova uma sessão de brainstorming sobre o problema;
  4. Ordene todas as informações de forma sucinta, aponte as principais causas e elimine informação dispensável;
  5. Desenhe o diagrama tendo em conta as causas que devem estar de acordo com os 6 M’s (máquina, método, mão de obra, matéria prima, meio ambiente, medição).

Um diagrama de Ishikawa deve conter os seguintes componentes:

Cabeçalho: Título, autor(es), data.
Efeito: Deve conter o indicador de qualidade e o problema a ser analisado. O efeito normalmente ocupa o lado direito da folha.
Eixo central: Representado por uma flecha horizontal, aponta para o efeito e é uma linha horizontal no meio da folha.
Categoria: indica os os grupos de fatores mais importantes relacionados com o efeito. Neste caso as flechas partem do eixo central e são inclinadas.
Causa: Causa potencial, pertencente a uma categoria que pode colaborar com o efeito. As flechas contituem linhas horizontais, que apontam para a flecha da categoria.
Sub-causa: Causa potencial que pode contribuir com uma causa específica. São derivações de uma causa.

Sayuri Ishikawa

Sayuri Ishikawa é uma cantora japonesa que se dedica ao estilo enka, um estilo de música japonesa que é uma mistura de sons tradicionais japoneses com melodias ocidentais, principalmente de influência americana. Ela participa em vários concursos musicais como o NHK Kōhaku Uta Gassen, um show musical transmitido na véspera de Ano Novo e que termina pouco antes da entrada no novo ano. Ishikawa ficou famosa através da interpretação do clássico "Tsugarukaikyo-Fuyugeshiki" (em português Estreito Tsugaru, paisagem de Inverno), e até hoje já lançou 11 álbuns e mais de 100 singles.

Ishikawa Goemon

Ishikawa Goemon foi um fora-da-lei semi-lendário japonês que roubava ouro e objetos valiosos para depois os dar aos pobres. A história da morte de Goemon ficou muito famosa, pois como castigo foi cozido vivo em público juntamente com seu filho, depois de uma tentativa falhada de assassinar Toyotomi Hideyoshi, um poderoso guerreiro da era da guerra civil. A lenda de Ishikawa Goemon continua viva nos dias de hoje na cultura contemporânea japonesa, onde muitas vezes as suas habilidades ninja são extremamente exageradas.

O significado de Diagrama de Ishikawa está na categoria: Geral