Significado de Dicotomia

Compartilhar no Facebook

O que é Dicotomia:

Dicotomia é a divisão de um elemento em duas partes, em geral contrárias, como a noite e o dia, o bem e o mal, o preto e o branco, o céu e o inferno etc.

Com origem no grego dikhotomía, uma dicotomia indica uma classificação que é fundamentada em uma divisão entre dois elementos.

A nível da teologia, os dicotomistas acreditam que o ser humano é dividido em duas partes: corpo e alma (sendo que para eles, alma e espírito são sinônimos). Por outro lado, os tricotomistas contemplam o ser humano em três vertentes: corpo, alma e espírito. Os filósofos gregos acreditavam que o corpo estava a serviço da alma que era submissa aos interesses divinos.

No contexto do direito, muitos autores abordam a dicotomia entre direito público e privado.

O linguista suíço Ferdinand de Saussure abordou 4 dicotomias: sincronia e diacronia, língua e fala, significado e significante, sintagma e paradigma.

Em botânica, também acontece a dicotomia, onde há a divisão de uma célula em duas, dando cada uma, origem a outras células. Ainda na botânica, a tricotomia indica um órgão de uma planta que é subdividido em três.

Dicotomia é também a repartição dos honorários médicos, à revelia do doente, entre o médico assistente e outro chamado por este.

Há a falsa dicotomia, que mostra uma situação com dois pontos de vista alternativos, e são colocados como se fossem as únicas opções , quando na realidade podem existir outras opções que não foram levadas em consideração, ou podem as duas ser escolhidas juntos.

O significado de Dicotomia está na categoria: Geral