Significado de Dinâmica

Compartilhar no Facebook

O que é Dinâmica:

Dinâmica é um termo relacionado com o movimento e forças. Pode ser um conceito da área da física, da música ou da psicologia, no caso da dinâmica de grupo.

No ramo da física, dinâmica é a ciência que estuda o movimento, considerando unicamente as forças como suas causadoras. É um dos capítulos da física mais bem fundamentados e de resultados mais claros e intuitivos quando se aplica a corpos rígidos.

A dinâmica está fundamentada nas leis de Newton, mas com tratamento matemático muito mais complexo. A dinâmica também é responsável estudar o movimento dos gases (aerodinâmica), ou dos líquidos (hidrodinâmica). No geral, um certo ponto de vista empírico, baseado em dados experimentais predomina nesta ciência.

Dinâmica de grupo

O conceito de dinâmica de grupo faz parte da psicologia social e está relacionado com as forças em ação no contexto de um grupo. Qualquer indivíduo se comporta de forma diferente quando está em um grupo, e um determinado grupo varia o seu comportamento dependendo do contexto que lhe é apresentado.

Exercícios de dinâmica de grupo são muitas vezes usado para melhorar o entrosamento dos diversos elementos do mesmo grupo. Alguns exemplos de dinâmicas que têm esse objetivo são a dinâmica do espelho e a do presente.

Hoje em dia, muitas entrevistas de emprego contêm uma vertente de dinâmica de grupo, onde a capacidade de interação de um indivíduo com o grupo é avaliada. Essa área é cada vez mais valorizada, porque pessoas que são boas em dinâmicas de grupo normalmente trabalham bem em equipe, uma característica muito procurada no contexto de trabalho nos dias de hoje.

Leitura dinâmica

Leitura dinâmica é um conjunto de métodos que quando aplicados, possibilitam ao indivíduo aumentar a sua velocidade de leitura. Um leitor regular consegue ler uma média de 150 palavras por minuto, com um nível de compreensão de 60%. Por outro lado, o leitor dinâmico consegue ler cerca de 800 palavras, compreendendo 80%.

Apesar de um leitor dinâmico conseguir aumentar a rapidez de leitura em cinco ou oito vezes, alguns especialistas não aconselham o uso da leitura dinâmica para quem estuda.

Dinâmica de populações

O conceito de dinâmica de populações está relacionado com as alterações dentro das populações animais ou vegetais que acontecem com o tempo. Estas podem ser de origem natural, em função das características próprias da população, e também de origem externa: alteração da distribuição (dispersão) dos membros de uma população no espaço por emigrações e imigrações (dinâmica de dispersão); alteração da densidade de população (abundância) por reprodução ou morte (corresponde ao conceito de dinâmica da população e, em tempo restrito, ao de densidade da população). Desde que a capacidade de aumento (natalidade) não seja exatamente igual à mortalidade, acontecem alterações no número de indivíduos dentro de uma população.

A dinâmica de populações tem como objetivo o desenvolvimento de modelos que permitam prever a evolução de uma população.

Dinâmica na música

Na música, dinâmica remete para utilização de diferentes graus de intensidade do som. A qualidade dos instrumentos e a acústica das salas têm certa influência nas mudanças de dinâmica. Desde os séculos XVI-XVII que os compositores foram anotando nas suas partituras determinados sinais e indicações de dinâmica (p', pp', mf', f', ff', crescendo', diminuendo'), que se baseiam na intensidade sonora relativa.

O significado de Dinâmica está na categoria: Geral