Significado de Dinastia

Compartilhar no Facebook

O que é Dinastia:

Dinastia é o período de sucessão, que reis e rainhas, pertencentes a uma mesma família, permanecem no poder.

A palavra dinastia tem origem no termo grego dynasteia, que significa poder, senhorio e comando.

O conceito de dinastia remete para soberanos que pertencem à mesma família. Por vezes, o termo dinastia também pode ser usado para descrever famílias burguesas com elevado poder econômico e político, como os Krupp ou os Kennedy.

Na dinastia o poder é transmitido por hereditariedade, podendo a mesma família permanecer no trono durante séculos. Em Portugal, a Dinastia de Bragança, permaneceu no poder de 1640 até 1910. Na Inglaterra, a Dinastia Tudor permaneceu no poder de 1485 a 1603. Na Escócia, a Dinastia Stuarts permaneceu de 1603 a 1714. Na China, a Dinastia Ming permaneceu de 1368 a 1644.

A dinastia é perpetuada pela escolha do sucessor do trono, que automaticamente passa para o filho primogênito do rei ou rainha. Quando o soberano não deixa herdeiros, os demais membros da família entram para a linha de sucessão. Em alguns casos a sucessão passa para descendentes não biológicos, como no caso de filhos adotivos.

Por analogia o termo dinastia é usado também em regimes republicanos, quando as famílias permanecem no poder durante várias gerações, como a Dinastia Somosa, que governou a Nicarágua durante um longo período, entre 1936 e 1980.

Dinastias mais famosas

Algumas das dinastias mais famosas são:

  • Dinastia Stuart: governando na Inglaterra e Escócia durante 111 anos;
  • Dinastia Tudor: dinastia britânica que reinou entre 1485 e 1603. O nome mais sonante desta dinastia é Henrique VIII, reconhecido por ter separado a Igreja Anglicana da Igreja Católica;
  • Dinastia Merovíngia: dinastia franca saliana que esteve em atividade de 481 até 751;
  • Dinastia Carolíngia: dinastia franca cujos representantes reinaram de 751 até 987, sendo Carlos Magno o seu elemento mais conhecido.
  • Dinastia Ming: A dinastia Ming governou a China entre 1368 e 1644.

O significado de Dinastia está na categoria: Geral