Significado de DMA

Compartilhar no Facebook

O que é DMA:

DMA é uma sigla relacionada com o mundo da tecnologia que significa Direct Memory Access, ou em português Acesso Direto à Memória. O DMA é uma característica dos computadores mais modernos que possibilita que determinados subsistemas de hardware dentro do computador acessem a memória do sistema, sem depender da unidade de processamento central (CPU).

O DMA é um recurso da placa mãe que capacita os periféricos a terem acesso direto à memória RAM, sem sobrecarregarem o processador. Com o DMA, as transferências de dados ocorrem sem a intervenção da CPU por cada byte que é transferido. Desta forma, a transferência de dados ocorre de forma muito mais rápida. Muitos sistemas de hardware usam o processo DMA, incluindo controladores de disco, placas de vídeo, placas de rede e placas de som.

Este método de transferência de dados ocorre em canais específicos de DMA. Existem 8 canais de DMA, que estão numerados de 0 a 7. Nos canais de 0 a 3 as transferências ocorrem a 8 bits, e estes canais pretendem garantir a compatibilidade com periféricos mais antigos. Nos restantes canais, as transferências são feitas a 16 bits.

Herbicida DMA

O DMA é um herbicida seletivo para utilização em plantas que infestam plantações de trigo, milho, soja, arroz (irrigado e de sequeiro), cana de açúcar e pastagens de Braquiária.

O significado de DMA está na categoria: Tecnologia