Significado de DNER

Compartilhar no Facebook

O que é DNER:

DNER é a sigla de Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, que é um órgão federal e está vinculado ao Ministério dos Transportes. Em 2001, o DNER foi substituído pelo DNIT, que significa Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes.

O DNER mudou de nome quando houve uma reestruturação do sistema de transportes terrestre e aquaviário do Brasil. O DNER, agora DNIT, é responsável pela manutenção, ampliação, construção, fiscalização, e elaboração de estudos técnicos de qualquer problema relacionado ao tráfego nos transportes terrestres e aquáticos do pais. As responsabilidades principais do DNIT estão presentes no Código de Trânsito Brasileiro.

O DNIT também tem a função de aplicar multas por excesso de peso, nas rodovias brasileiras, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, que é encarregada de multar os veículos nas estradas. Através do site do DNIT é possível ter acesso às multas relativas às infrações por excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestres.

O DNER, agora DNIT, preocupa-se também com o meio ambiente, com os efeitos de construções, com a preservação da flora e da fauna durante suas tarefas, para não agredir o meio ambiente.

O significado de DNER está na categoria: Siglas