Significado de Doping

Compartilhar no Facebook

O que é Doping:

Doping é o uso de drogas ou de métodos específicos que visam aumentar o desempenho de um atleta durante uma competição.

A palavra "doping" é de origm inlgesa, usada no turfe, significa injeção ilícita de uma droga estimulante aplicada no animal de corrida a fim de assegurar-le a vitória.

O doping é proibido nos esportes porque, além de prejudicar a saúde, trata-se de uma conduta antiética do atleta ao proporcionar uma vantagem competitiva desleal em relação aos outros atletas.

O controle de dopagem é feito através do exame antidoping que consiste na recolha de uma amostra de urina do atleta imediatamente após o fim de uma competição. Também é frequente a realização de exames surpresa nos atletas.

A AMA - Agência Mundial Antidoping (em Inglês: WADA - World Anti-Doping Agency) é responsável por determinar as substâncias proibidas e combater a prática de doping entre os atletas.

As substâncias proibidas são agrupadas nas seguintes categorias:

  • Estimulantes: reduzem a fadiga e aumentam a adrenalina.
  • Narcóticos: diminuem a sensação de dor.
  • Esteróides anabólicos: aumentam a força muscular.
  • Diuréticos: usadas para controlar o peso e também para mascarar o doping.
  • Betabloqueadores: diminuem a pressão arterial do atleta. São usados em competições de tiro e arco e flecha para manter estáveis as mãos do atleta.
  • Hormônios peptídeos e análogos: aumentam o volume e a potência dos músculos.

Outro método proibido é o doping sanguíneo, uma transfusão em que o sangue do atleta é injetado nele mesmo, para aumentar o oxigênio nos tecidos.

O significado de Doping está na categoria: Geral