Significado de DPI

Compartilhar no Facebook

O que é DPI:

DPI é uma sigla relacionada com o mundo da tecnologia, que significa Dots Per Inch, em português Pontos por Polegada, conceito também conhecido pela sigla PPP. Representa o número de pontos que podem ser encontrados em uma polegada de uma determinada imagem. É comum pessoas se referirem ao DPI como resolução da imagem.

O conceito de DPI remete para o número de pontos existentes em uma polegada (2.54 cm) em imagens que foram reproduzidas em algum tipo de material (papel, por exemplo) através de uma impressora. Teoricamente, os pontos de uma imagem apresentada em um monitor de vídeo consistem no PPI (pixels per inch ou pixels por polegada), mas fabricantes de equipamentos e utilizadores utilizam a designação DPI para imagens impressas ou em monitores.

DPI do mouse

Neste caso o DPI também significa Pontos por Polegada, mas consiste no padrão que mede a sensibilidade dos mouses óticos. Para o uso regular de um mouse, não é necessário um elevado DPI. No entanto, para pessoas que utilizem o mouse em jogos ou para pessoas que trabalhem com programas informáticos da área gráfica, um elevado DPI é recomendável porque implica uma maior precisão.

Em um mouse com 1600 DPI, uma polegada é dividida em 1600 partes, aumentando a sensibilidade e precisão, e mesmo movimentos mais subtis são detectados. Muitos mouses apresentam botões que servem para ajustar os DPIs de forma instantânea.

DPI na UFV

O DPI é uma sigla que identifica o Departamento de Informática da Universidade Federal de Viçosa.

O significado de DPI está na categoria: Tecnologia