Significado de Dramaturgo

Compartilhar no Facebook

O que é Dramaturgo:

Dramaturgo é uma expressão que tem origem no grego "dramatourgós", que significa autor de peças de teatro. Os textos dramáticos escritos pelo dramaturgo são destinados à representação por atores, seja no teatro ou em teledramaturgia (novelas, filmes, minisséries etc.). O nome dado a esta arte é a Dramaturgia.

Os textos escritos pelos dramaturgos da Grécia Antiga eram caracterizados pela tragédia ou pela comédia. Mais tarde, os dois estilos passaram a estar presentes em um mesmo texto. Alguns dramaturgos gregos notáveis na composição de tragédia são Sófocles, Eurípedes e Ésquilo. Aristófanes é considerado o maior representante da comédia na Grécia Antiga.

O dramaturgo alemão Gotthold Ephraim Lessing é considerado o pai da dramaturgia moderna, destacando-se pelos seus textos críticos sobre a sociedade alemã.

Alguns nomes de dramaturgos brasileiros são: Ariano Suassuna, Dias Gomes, Domingos de Oliveira, Gianfrancesco Guarnieri, Gilberto Braga, Maria Adelaide Amaral, Nelson Rodrigues, entre outros.

O significado de Dramaturgo está na categoria: Geral