Significado de Ébano

Compartilhar no Facebook

O que é Ébano:

Ébano é uma madeira escura, muito pesada e resistente. É uma árvore da qual se extrai a madeira, cujo nome científico é Diospyros Tesselaria, da família das ebenáceas. As ebenáceas são árvores encontradas em regiões tropicais, principalmente na África e na América. É encontrada ainda em algumas regiões da Ásia.

O ébano é uma madeira muito rija, que ao ser polida fica reluzente. É considerada nobre e valiosa. Sendo utilizada na fabricação de objetos de decoração, na fabricação de instrumentos musicais como a flauta, o clarinete, o oboé, o violão entre outros.

No sentido figurado a palavra ébano é usada para dar ênfase àquilo que possui a cor preta e lustrosa. Ex: "o cavalo é negro como o ébano".

Ébano também designa um indivíduo com tom de pele escura. É muitas vezes empregado de forma carinhosa, uma demonstração de valorização e afeto por alguém. Por exemplo, "ele é meu ébano!".

Ébano e Marfim

Ébano e marfim é uma expressão usada como uma metáfora para descrever as pessoas brancas e negras, porque o ébano é de cor negra e o marfim de cor branca.

Além disso, Ebony and Ivory (Ébano e Marfim) é uma música lançada em 1982, interpretada por Paul McCartney e Stevie Wonder, que fala sobre a importância da convivência harmoniosa entre pessoas de raças diferentes.

O significado de Ébano está na categoria: Geral