Significado de Efeito Borboleta

Compartilhar no Facebook

O que é Efeito Borboleta:

O Efeito Borboleta é uma expressão utilizada na Teoria do Caos para fazer referência a uma das características mais marcantes dos sistemas caóticos: a sensibilidade nas condições iniciais.

Este fenômeno foi detectado e descrito pela primeira vez pelo meteorologista estadunidense Edward Lorenz quando trabalhava em um sistema de equações diferenciais com o objetivo de modelar a evolução do tempo (clima).

O fenômeno da sensibilidade em relação a pequenas perturbações nas condições iniciais foi descrito através de uma alegoria, apelidada de Efeito Borboleta, segundo a qual o bater de asas de uma borboleta no Brasil pode desencadear um sequência de fenômenos meteorológicos que provocarão um tornado no Texas. A expressão teve ainda a feliz coincidência de o "atrator" estudado por Lorenz no seu sistema de equações ter uma forma geométrica semelhante a uma borboleta.

Filme O Efeito Borboleta

Este fenômeno científico serviu de inspiração para o enredo de um filme americano de 2004, The Butterfly Effect (O Efeito Borboleta), escrito e dirigido por Eric Bress, J. Mackye Gruber.

Na trama, um jovem desenvolve a capacidade sobrenatural de, com base em suas memórias, fazer pequenas alterações no seu passado que determinam novos rumos no decurso de sua vida. Posteriormente foram lançados os filmes Efeito Borboleta 2 (2006) e 3 (2009), que não tiveram tanto sucesso como o primeiro.

O significado de Efeito Borboleta está na categoria: Geral