Significado de Efêmero

Compartilhar no Facebook

O que é Efêmero:

Efêmero é um termo de origem grega (em que "ephémeros" significa "apenas por um dia") usado para designar uma situação que dura muito pouco tempo. É antônimo de duradouro, permanente.

Em geral, o termo é associado a tudo aquilo que tem caráter passageiro, transitório, fugaz, de curta duração, que é visto por apenas um momento.

A efemeridade da vida é uma expressão muito usada para lembrar que a vida é passageira, e por isso, é imperioso que cada instante seja vivido intensamente.

Em Botânica, o termo é utilizado para designar as flores que murcham no mesmo dia em que desabrocham. Também se refere às plantas cujo ciclo de vida é muito curto e algumas florescem mais que uma vez ao ano, outras só florescem em anos de chuva intensa.

Os insetos do gênero Ephemera, que pertence à família dos Efemerídeos, possuem esse nome porque vivem apenas poucas horas. São insetos pequeninos, atingem no máximo quatro centímetros e habitam as margens dos rios ou locais de água doce.

Também relacionado com chuva intensa ou degelo estão os cursos de água efêmeros, que formam lagos, riachos, córregos ou rios que duram apenas alguns dias.

Em Filosofia, é considerado efêmero tudo que se mostra pouco relevante, pouco profundo e sem fundamento.

Sucesso efêmero está relacionado com o sucesso de curta duração experimentado por alguns artistas, geralmente cantores de uma música só, atores que fazem uma única novela e depois caem no esquecimento, ou mesmo desconhecidos que viram celebridades através das redes sociais, mas conseguem apenas um sucesso momentâneo.

O significado de Efêmero está na categoria: Geral