Significado de Eólica

Compartilhar no Facebook

O que é Eólica:

Eólica significa aquilo que tem relação com os ventos: energia eólica (energia dos ventos), erosão eólica (erosão provocada pelos ventos).

A palavra eólica tem sua origem na Grécia Antiga, na mitologia grega. Éolo, o deus grego que controlava a força dos ventos, tanto as brisas leves quanto as piores tempestades.

Energia eólica

 A energia eólica é a energia que provem dos ventos e utilizada desde os tempos antigos, para mover barcos, moinhos etc.

A energia eólica é uma fonte não poluente e renovável, não produz gases nem resíduos que provocam danos ao meio ambiente. É uma energia alternativa para substituir o uso de combustíveis fósseis altamente poluentes da atmosfera.

Os parques eólicos, onde se concentram os aero geradores – grandes torres em forma de moinhos geradores da energia, são encontrados em diversos países, entre eles, EUA (Califórnia), China, Alemanha, Dinamarca, Brasil (Nordeste) entre outros.  

Erosão eólica

A erosão eólica é provocada é provocada pelos ventos que atuam na transformação do relevo terrestre, em especial no litoral e no deserto, onde são os responsáveis por retirar areia e poeira de determinados lugares e acumulá-los em outros, formando dunas.

Os ventos também transformam o relevo quando as partículas de areia suspensas no ar colidem com as rochas, originando diversas e curiosas formações rochosas como arcos e monólitos.             

O significado de Eólica está na categoria: Geral