Significado de Eosinófilos

Compartilhar no Facebook

O que são Eosinófilos:

Os eosinófilos (ou Granulócitos eosinófilos) são células sanguíneas que se desenvolvem na medula óssea e são responsáveis pela defesa do organismo contra parasitas e agentes infecciosos. Também participam dos processos inflamatórios em doenças alérgicas e asma.

Em condições normais, a concentração de eosinófilos no corpo humano varia entre 50 a 500 eosinófilos por microlitro de sangue.

Eosinófilos Alto

Eosinofilia é o aumento da concentração de eosinófilos (valores superiores a 500 por microlitro de sangue), indicativo de que o indivíduo provavelmente apresenta alguma infecção parasitária (verminose), alguma tipo de doença alérgica ou asma.

Quando os valores são muito elevados (valores superiores a 700 por microlitro), normalmente indicam doenças como artrite reumatóide, Doença de Hodgkin (câncer linfático) ou doenças cutâneas (dermatites e outras lesões da pele).

Eosinófilos Baixo

Eosinopenia é a designação dada à baixa concentração de eosinófilos (valores inferiores a 50 por microlitro), uma indicação de que a imunidade do indivíduo está comprometida.

Situações que podem causar uma diminuição dos valores são, por exemplo, um estado de choque sistêmico, intoxicação por álcool, síndrome de Cushing (excesso de cortisol), utilização de esteróides, período pós-cirurgia, eclâmpsia (complicações na gravidez) ou doenças como a AIDS.

O significado de Eosinófilos está na categoria: Medicina