Significado de Epopéia

Compartilhar no Facebook

O que é Epopéia:

Epopéia é um conjunto de acontecimentos históricos narrados em verso e que podem não representar os acontecimentos com fidelidade, porém, apresenta fatos com relevante conceito moral e atos heróicos, por exemplo, transcorridos durante guerras, ou relativo a fenômenos históricos, lendários ou míticos e que são representantes de uma determinada cultura.

Epopéia também é chamada de poesia lírica, poesia épica ou poesia heróica, sendo esta designação de origem grega e onde são narrados feitos históricos, que podem ser de um indivíduo ou de vários, fatos reais, lendários ou mitológicos, caracterizados por ações titânicas, no enfrentamento de obstáculos sobrenaturais e por elevados ideais. A epopéia eterniza lendas e tradições ancestrais que são preservadas através dos tempos pela tradição escrita ou oral.

A epopéia já existia na Mesopotâmia e na índia, porém como gênero literário enraizou-se na Grécia, quando surgiu a Ilíada e a Odisséia de Homero, que tem suas origens na lenda sobre a Guerra de Tróia. Na conceituação clássica, a epopéia faz parte de um dos três gêneros em que se divide a poesia: a poesia épica, onde predomina a objetividade; o lírico, onde aparecem os acentos subjetivos; e o dramático, que faz um entrelaçamento do lírico e do épico.

Os Lusíadas, de Camões, é considerada a epopéia portuguesa de maior destaque já que é mundialmente conhecida e refere-se à descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama e onde são descritos muitos episódios da história de Portugal em gloria ao seu povo.

Na Ilíada, Homero narra as aventuras de Aquiles, o herói da guerra de Tróia. E na Odisséia, conta as desventuras de Ulisses, que se perde navegando pelos mares por muitos anos, desde a queda de Tróia, e voltando triunfalmente, contando com a ajuda dos deuses do Olimpo.

O significado de Epopéia está na categoria: Geral