Significado de Erudito

Compartilhar no Facebook

O que é Erudito:

Erudito é algo ou alguém que possui uma cultura vasta, sobre um determinado assunto. Erudito é um adjetivo que pode estar relacionado à música, à leitura, ou à cultura em geral. Erudito é relacionado a qualquer coisa que seja bem elaborada, estudada, cuidada, como obras eruditas, música erudita, violão erudito etc.

Erudito é também, aquela pessoa que tem vontade de aprender sempre, que está sempre estudando, procurando se aprofundar em assuntos cultos, sobre a história do mundo, das artes, da música etc.

Alguns sinônimos de erudito são: enciclopedista, entendido, iluminado. Ex: Ninguém sabe mais do que ele sobre a história dos automóveis. Ele é um verdadeiro erudito.

Em inglês, a tradução de erudito é erudite ou scholar. Ex: Everybody was surprised when he started his speech, because nobody knew he was a scholar in that matter. / Todos ficaram surpreendidos quando ele começou o seu discurso, porque ninguém sabia que ele era um erudito nesse assunto.

Erudito e Popular

Cultura erudita é o oposto da cultura popular. Cultura erudita é aquela para pessoas com alto nível de instrução, que possuem muito estudo, uma formação específica sobre um determinado assunto, em especial sobre história da arte, movimentos históricos etc.

Já a cultura popular é uma manifestação espontânea e simples, com características regionais, muitas vezes transmitidas entre gerações. Um exemplo de cultura popular é o samba, que é passado por várias gerações.

Música erudita

Música erudita é o tipo de música mais elaborada, clássica, que cada cultura possui a sua, e não pertence a nenhum tipo de folclore ou tradição, é uma música estudada e bem mais elaborada.

O significado de Erudito está na categoria: Geral