Estudo de Caso: o que é, exemplos e como fazer

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação

Estudo de caso é uma estratégia de pesquisa científica que analisa um fenômeno atual em seu contexto real e as variáveis que o influenciam. Trata-se de um estudo intensivo e sistemático sobre uma instituição, comunidade ou indivíduo que permite examinar fenômenos complexos.

Também chamado de caso de estudo, essa estratégia de pesquisa é utilizada principalmente nas áreas das ciências humanas e da saúde. Estudos de caso podem ser descritos na forma de artigos, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

O objetivo de um estudo de caso é produzir conhecimento a respeito de um fenômeno. Esse conhecimento pode ser usado como referência teórica para a compreensão de situações similares. Para isso, é feito uma análise generalizante, porém é preciso sempre considerar as particularidades de cada caso.

É comum que os resultados obtidos em estudos de caso sejam cruzados com teorias e dados obtidos por outros métodos, reforçando sua fundamentação e conferindo credibilidade ao trabalho acadêmico.

Exemplos de estudo de caso

Para compreender na prática o que é um estudo de caso, veja os exemplos fictícios abaixo:

Estudos de caso em pesquisa acadêmica

1. Evasão escolar

Considere o caso de uma escola municipal que está com taxas elevadas de evasão escolar, isto é, um número alto de alunos está abandonando os estudos.

Um grupo de pesquisadores toma conhecimento dessa situação e decide fazer um estudo de caso nessa escola para entender os motivos que levam os alunos a deixarem de frequentar as aulas.

Para fazer o estudo, os pesquisadores realizam entrevistas com pais, professores e com os próprios alunos. Além das entrevistas, eles usam outras pesquisas acadêmicas que também tratam do tema de evasão escolar.

Após a coleta de dados, constata-se que uma empresa na região realizou uma demissão em massa e muitos pais ficaram sem emprego. Para ajudar no sustento da família, vários alunos deixaram de estudar para trabalhar, por isso, as taxas de evasão cresceram.

A partir desse estudo de caso foi possível constatar os motivos de os alunos terem abandonado os estudos. Com essas informações em mãos, a prefeitura, a escola e a comunidade podem pensar em soluções para o problema.

A partir de uma análise generalizante do estudo de caso, é possível pensar que o desemprego dos pais e a responsabilidade de renda das crianças é um fator que pode levar a evasão escolar.

2. Acidentes de trânsito

Considere uma cidade pequena, localizada próximo a uma estrada. Os índices de acidente de trânsito no município eram muito baixos, mas passam a acontecer com mais frequência.

Os alunos de uma universidade da cidade decidem investigar os motivos para o aumento no número de acidentes e começam a coletar informações para fazer um estudo de caso.

Buscam informações com os órgãos responsáveis pelo trânsito para mapear onde estavam acontecendo os acidentes e quais os veículos envolvidos.

Constatam com o levantamento de dados que uma estrada próxima à cidade está interditada e muitos veículos estão fazendo o desvio dentro desse município.

Como o município tem uma sinalização precária, os motoristas que entram na cidade se confundem com os cruzamentos e preferenciais, o que ocasiona acidentes.

A partir desse estudo de caso a prefeitura pode minimizar esses acidentes, investindo em placas, pinturas no chão e instalação de semáforos.

Estudo de caso em negócios

Considere o exemplo de uma empresa que vende barras de chocolate. Essa empresa tinha uma parcela grande do mercado, mas perde em vendas quando surgem outras concorrentes.

Diante desse problema, a equipe do marketing da empresa se reúne para pensar em estratégias para aumentar as vendas. Um dos funcionários sugere que a empresa pode se diferenciar se direcionar os chocolates para o público infantil e a ideia é acatada pela equipe.

A empresa redesenha as embalagens do chocolate com a temática de animais e insere nas embalagens adesivos colecionáveis de animais. A nova proposta da empresa vira sucesso e as vendas da empresa voltam a crescer.

Esse é um exemplo de experiência que poderia ser utilizada como um estudo de caso ou um case de sucesso. Em cursos voltados à administração e negócios, é comum usar esses estudos de caso para discussões e exercícios práticos.

Veja também Os Tipos de Pesquisa.

Como fazer um estudo de caso?

A forma de elaborar um estudo de caso varia conforme o objeto de estudo. O estudo de caso parte de uma situação-problema que se busca compreender e para isso o pesquisador deve coletar informações sobre o contexto e as variáveis.

Em geral, a pergunta que fundamenta um estudo de caso é: "como (ou por que) determinado fenômeno ocorre?"

O estudo de caso é uma boa estratégia para quando o fenômeno e o contexto estão fortemente ligados. É necessário também que haja previamente uma reflexão e uma boa base teórica para determinar como será feita a pesquisa.

Os métodos e ferramentas para a coleta e análise de dados serão diferentes em cada caso e devem ser escolhidos conforme os objetivos da pesquisa e as possibilidades metodológicas.

A coleta de dados pode ser feita por pesquisas bibliográficas, documentais, pesquisa de campo, observação, entrevistas, questionários, grupos focais, ou qualquer outro método pertinente para a análise.

Com as informações em mãos, o pesquisador faz as análises e, a partir delas, elabora as conclusões e soluções para o problema.

Basicamente, um estudo de caso pode ser organizado nas seguintes etapas:

  1. Identificação de um problema de pesquisa
  2. Levantamento dos dados
  3. Análise do contexto (variáveis)
  4. Soluções/conclusões sobre o problema (se for possível, realizar a análise generalizante)

O que é um case no mundo dos negócios

Os estudos de caso também são utilizados no mundo dos negócios, onde são normalmente referidos como cases ou cases de sucesso. Esses cases são relatos de práticas bem sucedidas adotadas por empresas que servem de inspiração e fonte de conhecimento para que profissionais saibam como outras empresas superaram obstáculos e obtiveram êxito em suas experiências.

Existem cases de sucesso nas mais variadas áreas, como marketing, finanças, vendas e recursos humanos. Eles também servem como estratégia de divulgação da própria empresa.

Veja também:

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).
Outros conteúdos que podem interessar