Significado de Etc

Compartilhar no Facebook

O que é Etc:

Etc. é uma abreviação da expressão latina et cetera (ou et coetera), que significa "e o resto"; "e outras coisas" (da mesma espécie); "e assim por diante". No Latim, et corresponde à conjunção "e" e cetera corresponde a "o resto".

A abreviatura "etc." é usada quando há enumeração de uma série de itens. O "e" que consta na abreviatura é indicativo de que outros itens podem fazer parte da lista. Sendo assim, é desnecessária a utilização da conjunção "e" antes de "etc.".

Por se tratar de uma abreviatura, deve ser acompanhada por um ponto colocado logo à direita. Quando a abreviatura surge no final de um período, este ponto terá a função do ponto final, não sendo necessário colocar outro ponto indicativo.

Algumas dúvidas surgem no uso da vírgula antes da abreviação. Alguns autores defendem que, por se tratar também de um item enumerativo, a vírgula deve ser colocada antes de "etc.". Outros defendem que a conjunção "e" presente na abreviatura rejeita o uso da vírgula.

No entanto, há uma maior tendência, dos escritores e das gramáticas, a usarem a vírgula (ou outro ponto correspondente) antes da enumeração. Por exemplo:

"Maçãs, bananas, uvas, laranjas, etc."

As reticências exercem a mesma função da abreviação "etc.", sendo redundante o uso em conjunto. O exemplo acima poderia ser escrito da seguinte forma:

"Maçãs, bananas, uvas, laranjas..."

O significado de Etc está na categoria: Língua Portuguesa