Significado de Extrajudicial

Compartilhar no Facebook

O que é Extrajudicial:

Extrajudicial é um adjetivo de dois gêneros, que se refere ao que é obtido sem formalidade judicial ou que não se faz perante a autoridade judiciária.

Os processos extrajudiciais são ações intermediadas por um advogado e que não são levadas para a justiça, são resolvidas de forma conciliatória, ou amigável.

Notificação extrajudicial

A notificação extrajudicial é uma ferramenta usada pelos advogados, como uma documentação inicial de suas provas para tentativa de conciliação por via amigável, ou como passo inicial para a tomada de medidas judiciais.

A notificação extrajudicial é feita no Cartório de Registro de Títulos e Documentos. É um meio de levar ao conhecimento de terceiros, envolvidos no caso, o conteúdo de um documento oficial e legal.

Acordo extrajudicial

O acordo extrajudicial é um acordo que acontece fora do âmbito judicial, em que as partes têm que estar em consenso sobre o acordo. Não se ingressa no judiciário e as partes, junto com o advogado, registram em Cartório de Notas, na presença de testemunhas, que também assinam o acordo. Os gastos com o acordo extrajudicial se resume aos custos do cartório que são tabelados e o honorário do advogado contratado para estabelecer o acordo.

Quando um acordo não se concretiza, mesmo depois de exauridas todas as possibilidades de um acordo extrajudicial, deve-se procurar a justiça.

Cobrança extrajudicial

Cobrança extrajudicial é a cobrança onde a empresa entra em contato com o devedor e tenta fazer um acordo para receber o valor devido. Essas cobranças são feitas amigavelmente, sem interferência de advogados, muitas vezes são feitas por empresas especializadas em serviço de cobrança.

O significado de Extrajudicial está na categoria: Direito