Significado de Factoring

Compartilhar no Facebook

O que é Factoring:

Factoring significa fomento mercantil ou fomento comercial, em português. Factoring é uma palavra mundialmente conhecida, desde o século XVII, mas não tem em português uma tradução mais clara e precisa. É uma definição que foi aprovada na Convenção Diplomática de Ottawa em maio de 1988, onde o Brasil foi uma das nações signatárias e que foi ratificado pelo Conselho Monetário Nacional.

O factoring faz parte do direito mercantil e tem por objetivo, a prestação de serviços, fornecendo recursos para médias e pequenas empresas, através de contratos entre ambas, onde aparece como Empresa Cedente aquela que empresta, e como Empresa Cessionária aquela que solicita os recursos.

As factoring compram títulos, aquisição de ativos, como duplicatas, cheques, decorrentes de vendas mercantis ou de prestação de serviços, cobrando os juros devidos e pagando à vista ao Cessionário o resultado da operação. A venda dos títulos que lastrearam a operação, é em caráter irrevogável e irretratável, isto é, sem direito à regresso, assumindo a factoring o risco na compra do título.

As factoring atendem solicitações de empresas que a elas recorrem, por diversas razões, principalmente pela rapidez que a operação é realizada, para diminuir seus riscos de crédito, para focar sua equipe de vendas para realizar seu trabalho, sem a preocupação de fazer a cobrança, para aumentar sua capacidade financeira e transformar custos administrativos que eram fixos em custos variáveis.

O significado de Factoring está na categoria: Geral