Significado de Faixa de Gaza

Compartilhar no Facebook

O que é Faixa de Gaza:

Faixa de Gaza é um território localizado na Palestina, entre Israel e o Egito, ao longo do Mar Mediterrâneo. O território é conhecido por estar em constante conflito, uma vez que é reivindicado pela Autoridade Nacional Palestina, como sua propriedade.

Este território do Sudoeste da Palestina é constituído por uma planície costeira que ladeia o litoral mediterrânico e se estende em torno da cidade de Gaza. Abrange uma área de 365 km2 e tem cerca de 1,7 milhões de habitantes.

A Faixa de Gaza é um dos territórios mais povoados do planeta, não possui nenhum recurso natural e possui uma modesta indústria têxtil, alimentar e de cerâmica, que foi muito afetada com os bombardeios israelenses durante os anos de 2008 e 2009. Apresenta pouca infraestrutura e a falta de água é constante. Na Faixa de Gaza está a própria cidade de Gaza, que apresenta palmeiras-tamareiras e pomares. Esta cidade existia já nos tempos de Abraão e nela morreu o personagem bíblico Sansão.

Após o desaparecimento do estado árabe da Palestina, Gaza ficou sob administração egípcia (1948). Em 1967 os Israelitas a ocuparam e a partir de 1970 foi instituída uma política de estabelecimento de colonos, acompanhada da expulsão em massa dos refugiados palestinianos.

Os conflitos na Faixa de Gaza começaram logo após as eleições parlamentares palestinas, quando o partido Hamas, conhecido por seus atentados e ações terroristas venceu as eleições e assumiram então a Faixa de Gaza. Porém, ela é atualmente controlada por Israel, o que tem causado os conflitos. A Faixa de Gaza é totalmente cercada por muralhas, em todos os lados, para separar os dois países.

O significado de Faixa de Gaza está na categoria: Geral