Significado de Flashback

Compartilhar no Facebook

O que é Flashback:

Flashback significa voltar rapidamente para algo, em português, mas possui outros significados, depende onde é empregado. Neste caso, flashback é um fato acontecido no passado inserido em um momento atual, através da lembrança das pessoas, ou em um livro ou filme. É uma palavra inglesa que significa retrospecto, narração de fatos precedentes.

Flashback também é um termo muito utilizado no cinema, é a interrupção de uma sequência cronológica narrativa pela interpolação de eventos ocorridos anteriormente, é uma forma de mudança de plano temporal. É um recurso muito utilizado em vários gêneros cinematográficos, normalmente vistos em filmes policiais e drama. Também conhecida como analepse, o flashback é uma técnica narrativa onde a ação do filme é interrompida momentaneamente para mostrar uma ação ou situação do passado, relacionada com o que ocorre no presente narrativo.

A nível musical, flashback é uma canção da autoria do artista escocês Calvin Harris. Está música faz parte do seu segundo álbum de estúdio Ready for the Weekend (Pronto para o Fim de Semana), que foi lançada em Novembro de 2009.

Flashback é um videogame de plataformas lançado em 1992 e criado pela Delphine Software.

Em relação a livros, Os Lusíadas, de Camões, é um exemplo de flashback, pois durante toda a obra, o autor faz referências a acontecimentos passados anteriormente, é uma forma do leitor compreender o que se passa com cada personagem. Além de livros, flashback também faz parte do rádio, pois também é a denominação de um gênero de música antiga. O termo flashback também é designado em linguagem radiofônica, como um gênero de música mais antiga. Normalmente êxitos do passado, com diferença de anos.

Em linguagem coloquial, flashback também é utilizado para se referir quando alguém reencontrou um antigo namorado, e voltam a reviver o amor antigo.

O significado de Flashback está na categoria: Expressões em Inglês