Significado de Fomento

Compartilhar no Facebook

O que é Fomento:

No sentido figurado, fomento significa estímulo, impulso, auxílio. O termo também é empregado com o sentido de alívio, bálsamo, aquilo que acalma.

Tem origem etimológica no Latim “fomentus”, cujo significado é “o que aquece”, “o que mantém o fogo”. O fomento é um tipo de líquido ou pomada usado como remédio para a fomentação.

Fomentar é promover o progresso. É excitar ou incitar algo. Designa ainda o ato de friccionar a pele com algum líquido (fomentação).

Uma dos significados mais usuais dados ao termo refere-se a qualquer ação do governo que tenha a finalidade de promover o desenvolvimento de um país, de uma região, ou ainda, dos mais diversos setores: Agropecuária, Comércio e Serviços, Cultura, Educação, Indústria, Saúde, Turismo etc.

As ações de fomento são as políticas definidas para impulsionar um determinado setor. Em uma indústria, poderia ser, por exemplo, a definição de um prazo mais alargado para o financiamento bancário.

Para a economia de uma região, o fomento representa uma injeção de recursos em atividades que vão gerar bens e serviços, aumentando assim a produção, o emprego e a renda da população.

Funciona como um lenitivo que visa facilitar ou solucionar problemas de desenvolvimento, estimulando o crescimento e promovendo o progresso de diferentes setores de atividade.

O significado de Fomento está na categoria: Geral