Significado de Foro

Compartilhar no Facebook

O que é Foro:

Foro (ou fórum) é o local onde são processados assuntos relacionados com a justiça, com o Direito. É o mesmo que tribunal. A pronúncia da palavra foro pode alterar o seu significado. Se for pronunciada com a primeira vogal aberta (fóro), será sinônimo de fórum.

Fórum é um termo com origem no Latim. Na antiga Roma, o "forum" era a praça pública das localidades, onde estavam situados os edifícios destinados aos serviços administrativos e judiciais, e ainda, os principais pontos de comércio. Era a região de maior importância, o centro econômico, religioso, social e político de cada localidade. Ainda hoje se utiliza a palavra fórum para fazer referência ao conjunto de espaços onde são administrados assuntos jurídicos.

O foro, associado ao Direito, pode ainda indicar uma jurisdição pertencente a uma comarca, por exemplo, o foro da comarca de São Paulo.

Quando a palavra “foro” é pronunciada com a primeira vogal fechada (fôro) pode estar relacionada com jurisdição ou alçada, por exemplo, foro eclesiástico. Ou ainda, pode adquirir o significado de âmbito.

É frequentemente aplicada na expressão “foro íntimo”, isto é, quando determinado assunto diz respeito à própria consciência.

O significado de Foro está na categoria: Direito