Significado de Fossa Séptica

Compartilhar no Facebook

O que é Fossa Séptica:

Uma fossa séptica consiste em um recinto fechado e enterrado para a depuração de águas residuais domésticas.

A fossa séptica consta de três recintos interligados. A água chega ao primeiro, de onde se decanta e deposita no fundo em forma de lodo, formando a matéria mais leve, uma espuma à superfície e passando a água para o segundo recinto através de uns orifícios a meia-altura. Nesse recinto produz-se a decantação dos sólidos arrastados e o efluente passa para o terceiro recinto, onde permanece até alcançar o nível necessário para a sua descarga sobre filtros de areia ou poços filtrantes.

As fossas sépticas vieram substituir a fossa negra, um buraco na terra que recebe todos os dejetos sem qualquer tratamento. Muitas pessoas ainda possuem esse sistema precário de saneamento que é responsável por graves doenças.

Um sistema de fossa séptica com um filtro anaeróbio tem o propósito de reduzir o impacto ambiental dos resíduos. O filtro anaeróbio assume a função de reator biológico, onde micro-organismos anaeróbios vão efetuar a depuração do efluente. O filtro anaeróbio é feito de plástico, fibra de vidro ou concreto armado, ou seja, materiais que apresentam alta resistência para não haja perda do seu conteúdo nem absorção de água que se encontra no seu exterior.

Fossa Séptica Biodigestora

A fossa séptica biodigestora tem como objetivo substituir as fossas sépticas comuns com um custo baixo. Através desse sistema, é possível produzir o biogás, sendo que a energia do biogás pode ser convertida em energia elétrica através de geradores. O processo de biodigestão apresenta três fases: hidrólise enzimática, ácida e metanogênica. Essas fases garantem que micro-organismos causadores de doenças são eliminados graças à variação de temperatura.

O significado de Fossa Séptica está na categoria: Geral