Significado de Fraternidade

Compartilhar no Facebook

O que é Fraternidade:

Fraternidade é um termo oriundo do latim frater, que significa "irmão". Por esse motivo, fraternidade significa parentesco entre irmãos. A fraternidade universal designa a boa relação entre os homens, em que se desenvolvem sentimentos de afeto próprios dos irmãos de sangue.

Fraternidade é o laço de união entre os homens, fundado no respeito pela dignidade da pessoa humana e na igualdade de direitos entre todos os seres humanos.

A fraternidade escolar é fortemente desenvolvida entre estudantes de universidades americanas. É semelhante a uma associação na qual os membros se reúnem para organizarem festas e outros eventos que possibilitem a socialização dos estudantes. A amizade, companheirismo, camaradagem e outros princípios são praticados entre os membros.

O escotismo é também um movimento que promove a fraternidade. Através da prática de trabalho em equipe, do respeito ao ser humano, do amor aos animais e à natureza, os jovens participantes tornam-se exemplo de liderança, responsabilidade, altruísmo e fraternidade.

Como conceito filosófico, a fraternidade está ligada aos ideais promovidos pela Revolução Francesa em 1789 embasados na busca de liberdade, igualdade e fraternidade.

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade (CF) é um movimento solidário promovido anualmente pela Igreja Católica no Brasil. O tema da CF para o ano de 2012 é “Fraternidade e Saúde Pública”. O objetivo das campanhas é a reflexão da população sobre alguns temas problemáticos da realidade social brasileira. A data definida para o anúncio do tema da campanha é a Quarta-feira de Cinzas.

Em anos anteriores, a CF abordou temas como: fome (1985), igualdade do homem e da mulher (1990), desemprego (1999), drogas (2001), vida no planeta (2011).

O significado de Fraternidade está na categoria: Geral