Significado de Fúlgidos

Compartilhar no Facebook

O que são Fúlgidos:

Fúlgido é um adjetivo masculino que qualifica algo que fulge, é fulgente, brilhante, resplandecente, cintilante ou reluzente.

Esta palavra tem origem no latim, mais concretamente do termo fulgere, que significa "brilhar com luz de grande intensidade". Em português, o verbo transitivo fulgir também significa resplandecer, sendo que em sentido figurado pode significar sobressair ou realçar.

No Brasil, a utilização mais frequente da palavra "fúlgidos" se encontra na letra do Hino Nacional Brasileiro: E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou no céu da Pátria nesse instante…

Com letra de Osório Duque Estrada, o Hino Nacional Brasileiro possui uma elevada riqueza a nível de escrita, podendo apresentar múltiplas interpretações.

A expressão "raios fúlgidos" é usada para descrever o "sol da liberdade". Como em seguida surge a palavra "brilhou", o adjetivo fúlgido é usado para evitar repetições. A frase "E o sol da liberdade em raios brilhantes, brilhou no céu da pátria nesse instante", empobreceria o hino.

Neste caso, o "sol da liberdade", que brilhava com seus "raios fúlgidos", significa o brilho da independência do Brasil em relação a Portugal. "Nesse instante", é o instante em que o "brado retumbante" foi ouvido. Esta frase do hino consiste em uma celebração da liberdade conquistada, depois dos anos de "escuridão" de colonialismo.

O significado de Fúlgidos está na categoria: Geral