Futebol

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

O futebol é um esporte coletivo, cujo objetivo é colocar a bola na rede do adversário, marcando um gol.

É jogado em um campo retangular gramado, em que cada lado tem uma rede, chama de gol. Participam da partida dois times, com 11 jogadores cada.

Tem a duração total de 90 minutos (1 horas e meia), dividida em 2 partes de 45 minutos. Há também um intervalo de 15 minutos entre cada parte do jogo.

Como se conhece hoje, o futebol começou a ser praticado na Inglaterra em meados do século XIX.

História e origem do futebol

Em gramado do campo de futebol, ângulo mostra as pernas de dois jogadores, enquanto um tenta driblar o outro.

A origem do futebol é incerta. Há relatos antigos sobre esportes semelhantes na Grã-Bretanha, na região do Mar Mediterrâneo, no Egito e na América pré-colombiana. Os relatos mais velhos são da China, por volta de 3000 a.C.

Muitas dessas narrativas mostram o jogo de forma mórbida, na qual a função da bola era exercida pela cabeça dos inimigos mortos.

Entretanto, foi a partir do século XIX, que o futebol que se conhece hoje começou a ser moldado. A Inglaterra, conhecida por ser o berço do esporte, determinou por volta de 1830 as primeiras regras.

Essas regras estabeleceram como seriam os gols, o número de jogadores e, principalmente, trouxe um aspecto mais pacífico para o jogo, que até então era visto como violento. Ao longo do século XIX, os principais fundamentos do futebol foram definidos.

Os primeiros times de futebol também surgiram nesse período, clubes ingleses populares como o Arsenal, Manchester United, Manchester City e Liverpool surgiram nessa época. Segundo os registros da FIFA, o primeiro jogo de futebol feminino aconteceu em 1885 em Londres.

Mas o esporte não ficou restrito ao território inglês, ao poucos se espalhou pela Europa e chegou também aos outros continentes. Em 1900, o futebol já era um esporte olímpico, sendo a Grã-Bretanha a primeira campeã nas Olimpíadas.

Em 1904 foi criada a Federação Internacional de Futebol (FIFA). A primeira Copa do Mundo de Futebol aconteceu no Uruguai, em 1930, a final foi entre a seleção uruguaia e a argentina, sendo os uruguaios os primeiros campeões mundiais.

Atualmente o futebol é um dos esportes mais populares do mundo, movimentando milhões de dólares todos os anos.

Futebol no Brasil

Ainda no século XIX, o futebol chegou ao Brasil pelas mãos do Charles Miller. Ele é considerado o pai do futebol brasileiro, porque foi quem trouxe os primeiros equipamentos e o conhecimento sobre o jogo da Inglaterra para o Brasil.

O futebol foi introduzido no país como esporte voltado para as classes mais ricas. Nos primeiros jogos e ligas, somente os jogadores pertencentes a elite podiam participar.

Aos poucos foi se tornando conhecido entre os mais pobres. No século XX, os primeiros times formados por pessoas de classes mais baixas surgiram e em 1914 é fundada a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

É nesse período que os primeiros jogadores negros recebem permissão para praticar o esporte em clubes de futebol. Somente em 1922, os jogares negros passam a ser aceitos na seleção brasileira.

A partir da década de 1930, o futebol iniciou um processo profissionalização. Ao longo das décadas seguintes, ganhou muita popularidade, tornando-se um símbolo nacional.

Entre as mulheres brasileiras, o futebol sempre foi jogado de forma marginalizada pelas pessoas mais pobres. O primeiro jogo oficial de futebol feminino aconteceu em 1921 em São Paulo.

A lei brasileira proibiu as mulheres de jogar entre 1941 e 1979. Entretanto o esporte continuou sendo praticado, clandestinamente ou em jogos beneficentes. Até que em 1983 aconteceu a regulamentação do futebol feminino.

O Brasil está entre os grandes do futebol mundial, tendo campeonatos regionais, estaduais e nacionais, entre eles, o conhecido Brasileirão. As equipes brasileiras também regularmente se classificam e vencem campeonatos internacionais, como a Libertadores da América.

Seleção Brasileira de Futebol

Juntamente com a criação da Confederação Brasileira de Futebol, também foi criada, em 1914, a seleção brasileira (formação masculina).

O primeiro jogo foi contra o Exeter City, da Inglaterra, no mesmo ano, no Rio de Janeiro. O Brasil venceu com vantagem de dois gols a zero.

Inicialmente, a seleção usava um uniforme de cor branca, porém após um concurso feito pela CBF em 1954, a cor escolhida foi a camisa amarela e o short azul, que se tornou o uniforme tradicional e que a faz ficar conhecida como a seleção canarinho.

O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo desde a sua estreia, em 1930. A conquista do primeiro título mundial veio em 1958, com um time que tinha nomes como o de Pelé, Garrincha e Zagalo.

O Brasil é atualmente pentacampeão mundial, único país com tal distinção, tendo sido vencedor nos anos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

Os títulos e a paixão pelo futebol fizeram da seleção brasileira uma das mais conhecidas do mundo. Grandes jogadores vestiram a camisa verde-amarela, entre eles estão Zico, Rivelino, Sócrates, Júnior, Jairzinho, Romário, Rivaldo, Ronaldo fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Kaká e Neymar Júnior.

Nas Olimpíadas, a seleção brasileira masculina também se destaca, são sete medalhas, sendo duas ouros, três pratas e duas de bronze.

Com a proibição do futebol feminino pela lei brasileira até 1979 e a sua regulamentação em 1983, somente em 1988 foi criada a seleção feminina de futebol.

Também esteve presente em todos as Copas do Mundo (desde a criação em 1991) e nas Olimpíadas (em 1996, quando a modalidade estreou entre os esportes olímpicos). A seleção feminina de futebol tem duas medalhas olímpicas, ambas de prata.

Entre as grandes jogadoras brasileiras está Marta (maior artilheira brasileira, contando com as seleções masculinas e femininas), Formiga, Cristiane e Pretinha.

Como se joga futebol

Vista de cima de um gramado verde de futebol com as típicas marcações em branco.

Campo de futebol

O futebol é jogado em um campo retangular e gramado, com comprimento entre 90 e 120 metros e a largura entre 45 e 90 metros. As medidas variam quando são jogos internacionais: entre 100 e 110 metros de comprimento e 64 a 75 metros de largura. No Brasil, as medidas assumidas são, geralmente, a dos jogos internacionais.

O campo é divido por uma linha central (linha de meio-campo), que demarca a área do jogo de cada equipe. No centro do campo existe uma circunferência de 9,15 metros de raio, que determina onde o jogo começa. Nas extremidades estão as linhas laterais e as linhas de fundo.

Em cada canto do campo, há uma bandeirinha que marca o lugar do escanteio. Há ainda a grande área, que forma um retângulo a 16,5 metros da trave, e a pequena área, que forma um retângulo a 5,50 metros da trave.

É a grande área que estabelece o espaço em que o goleiro pode defender a bola com as mãos. Já a pequena área determina onde serão cobrados tiros-livres e tiros-de-meta. As traves têm 7,32 metros de largura e 2,44 metros de altura.

Já a bola, normalmente, é de borracha, tem entre 68 e 70 centímetros de circunferência e pesa de 410 e 450 gramas.

Principais regras do futebol

  • O jogo tem duração de 90 minutos, dividido em dois tempos de 45 minutos e com um intervalo de 15 minutos entre eles.
  • Cada um dos dois times jogadores tem 11 jogadores.
  • O objetivo do jogo é colocar a bola na rede do adversário, marcando gol. O time que marcar mais gols no período de jogo, será o vencedor.
  • Em caso de empate, é feita uma prorrogação de 30 minutos, divididas em duas partes de 15 minutos. Caso o empate se mantenha, a disputa pode ir para os pênaltis (que é uma tentativa de chute direto ao gol, tendo somente o goleiro como defesa).
  • O jogo tem um árbitro e dois assistentes, responsáveis por supervisionar a partida e os jogadores
  • Com exceção do goleiro, é proibido tocar com as mãos na bola. São permitidos somente toques com os pés, troco e cabeça.
  • Quando a bola sai pela linha de fundo pode ser cobrado um escanteio ou tiro-de-meta. Se o último jogador com a bola estava se defendendo, trata-se de um escanteio. Se o último jogador com a bola estava atacando, é um tiro-de meta.
  • O impedimento é marcado quando um gol ou uma tentativa de gol é realizada por um jogador que estava na área adversária sem, pelo menos, dois jogadores do time oponente entre ele e a linha de fundo.
  • As faltas podem ser punidas com cartão amarelo e cartão vermelho. O amarelo simboliza uma advertência (ao receber dois cartões amarelos, o atleta é expulso) e o vermelho determina expulsão direta do jogador.
  • Em caso de múltiplas expulsões, um time só pode dar continuidade ao jogo com o mínimo de 7 jogadores (entre eles, o goleiro).

Veja também:

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar