Significado de Game Over

O que é Game Over:

Game over é uma expressão em inglês que significa literalmente “fim de jogo”.

Normalmente, a expressão game over costuma ser utilizada para representar o fim de uma partida de videogame ou outro tipo de jogo eletrônico, principalmente quando o jogador não consegue concluir o desafio proposto durante o jogo e perde.

Mesmo esta expressão estando estritamente relacionada com os videogames, também pode ser empregada em outros jogos que não sejam eletrônicos, como o futebol, basquete, vôlei e etc, também com o sentido de “final de partida”.

Originalmente, esta expressão começou a ser utilizada a partir da década de 1950 em máquinas de pinball eletromecânicas. Quando o jogador deixava a bola cair no buraco, a expressão “game over” aparecia para indicar o fracasso da partida.

Game over ainda pode ser uma gíria, bastante popular entre os nativos da língua inglesa, e é utilizada para representar a falta de êxito de alguém em determinada situação. Neste caso, a expressão game over também costuma ser muito usada entre os brasileiros, mas com um sentido de reforço de uma ideia previamente apresentada.

Exemplo: “Maria, acho que está na hora de você desistir de lutar pelo amor de vocês. Game over” / “Eu acho que isto será um game over para o meu relacionamento”.

Ainda como uma gíria, os amigos dos noivos que estão prestes a se casar, costumam usar o game over para representar o fim da vida de solteiro, ou seja, o “fim do jogo”, pois a vida de casados representaria um comprometimento sério e responsável, cenário este que não poderia ser comparado a um jogo.

Ver também: o significado de Jogo.

O significado de Game Over está na categoria: Expressões em Inglês