Significado de Geografia

Compartilhar no Facebook

O que é Geografia:

Geografia é uma ciência que que estuda o espaço humano em suas várias vertentes: física, biológica e humana.

A geografia também estuda a relação entre os aspectos físicos, biológicos e humanos do planeta Terra.

Os geógrafos estudam onde vivem os homens, onde estão as plantas e os animais,  a localização dos rios, lagos, montanhas e as cidades, porque  geografia significa descrição da Terra.

Os geógrafos utilizam as viagens, leituras, o estudo de estatísticas, mapas, para atualizar e aprofundar o conhecimento geografico. A geografia precisa das outras áreas do conhecimento, como a geologia, a historia, a física, matemática, astronomia, biologia e principalmente a ecologia para obter informações básicas para aprofundar suas informações.

O estudo da geografia já se inicia desde o jardim da infância e estende-se até a universidade, porque com este estudo já há o desenvolvimento do sentido de direção da capacidade de ler mapas, do tempo. Clima e dos recursos naturais.

O estudo da geografia tem quatro linhas de investigação principais; a localização de acidentes geográficos, a descrição das partes do mundo, a explicação da origem dos acidentes geográficos do globo terrestre e as relações espaciais entre os acidentes e as regiões onde se encontram.

Geografia física

A geografia física é a área da geografia que analisa a evolução, distribuição e interação de componentes naturais e abióticos, como por exemplo, os solos e a atmosfera.

Esta segmentação da geografia abrange áreas como a geomorfologia, ecogeografia, climatologia e geo-hidrologia. Está intimamente relacionada com a geografia humana.

Geografia humana

A geografia humana consiste na ciência que estuda as relações espaciais estabelecidas entre o ser humano e o seu meio físico envolvente. Esta área de debruça sobre temas como a economia, demografia, meio ambiente e urbanização.

Esta área da geografia foi criada graças à contribuição do geógrafo e etnólogo alemão Friedrich Ratzel.

Geografia crítica

A geografia crítica (ou geocrítica) é uma doutrina de pensamento que redefiniu a geografia, descrevendo-a como uma ciência não neutra, mas capaz de ser usada para fazer uma crítica radical de uma sociedade capitalista.

O geógrafo brasileiro Milton Santos é autor de várias obras relevantes nessa área, sendo considerado por muitos como um dos pais da Geografia Crítica.

O significado de Geografia está na categoria: Geral