Significado de Glicose

Compartilhar no Facebook

O que é Glicose:

Glicose é um monossacarídeo (açúcar simples) usado pelo organismo como principal fonte de energia para o corpo. A glicose é o açúcar encontrado no sangue e obtido através dos alimentos, onde existe em forma de moléculas mais complexas.

A glicose está presente nos alimentos doces (frutas, refrigerante, bolo, pudim) nos amidos (batata, mandioca, farinha, arroz, milho) e também nos carboidratos (pão, bolo, cereais, massas).

Enquanto a glicose encontrada nos alimentos doces leva poucos segundos para ser metabolizada, as moléculas dos demais alimentos podem demorar até uma hora para serem "quebradas".

Os alimentos ingeridos são transformados em partículas menores, durante a digestão, e transformados em nutrientes, entre eles, a glicose.

O organismo humano utiliza apenas a quantidade necessária de glicose. A parte excessiva é armazenada no fígado e transformada em glicogênio. O excedente de glicogênio é enviado para a corrente sanguínea.

O nível de glicose no sangue é controlado pelo pâncreas. A insulina produzida pelo pâncreas tem a função de transformar glicose em energia. O alto nível de glicose que permanece no sangue (hiperglicemia) pode ser um indicativo de diabetes.

O excesso de glicose no sangue também pode ser transformado em triglicerídeos e armazenado em forma de gordura, resultando em obesidade, doenças cardiovasculares etc.

O nível de glicose presente no sangue (glicemia) é medido através da análise do sangue recolhido em jejum. Os valores normais para um adulto devem estar entre 70 a 99 mg/dl.

O significado de Glicose está na categoria: Geral