Significado de Gonorreia

Compartilhar no Facebook

O que é Gonorreia:

Gonorreia é uma DST (doença sexualmente transmissível), caracterizada por uma infecção causada por uma bactéria conhecida como neisseria gonorrhoeae (ou gonococo de Neisser).

Também conhecida como blenorragia, esta doença infecciosa é uma das condições venéreas mais comuns e afeta sobretudo a uretra.

A forma mais frequente de transmissão acontece através de relações sexuais, no entanto existem outras formas de contrair a doença, que em casos menos frequentes também pode ser transmitida mediante partilha de roupa íntima ou objetos de higiene íntima. Uma forma mais rara de contágio pode ser a utilização de vasos sanitários.

Os gonococos (agentes causadores) se multiplicam de forma rápida nas mucosas dos órgãos genitais, e podem se espalhar para outros órgãos, como próstata, vesículas seminais e testículos (no caso do homem) e útero no caso da mulher. A gonococcemia acontece quando a infecção passa para o sangue. Quando atinge as articulações, estamos perante um caso de reumatismo blenorrágico.

Como em qualquer doença, a prevenção assume uma importância vital, e no caso da gonorreia, a utilização de camisinha durante o ato sexual é uma das melhores formas de prevenir a doença.

O termo tem origem no grego, onde gonos significa "semente" e rheon significa "escorrer" ou "fluir", porque é uma enfermidade onde é comum haver a expulsão de uma secreção genital.

Sintomas

Os sintomas da doença costumam aparecer nos primeiros cinco dias depois do contágio. No homem costuma haver ardor e irritação na zona genital, havendo dor na hora de urinar. Outro sintoma comum da gonorreia é a expulsão de uma secreção purulenta pelas vias urinárias.

No caso de gonorreia na mulher, muitas vezes os sintomas não são claros, havendo o perigo da infecção se espalhar sem que a mulher sinta. Quando a mulher tem gonorreia durante a gravidez, há risco de perder o bebê. Quando um bebê nasce, ele pode ser contagiado se a mãe tem gonorreia, sendo que no caso de um recém-nascido, a gonorreia se apresenta na forma de conjuntivite purulenta (conjuntivite gonocócica).

Tratamento

O diagnóstico é feito de forma fácil, mediante a observação no microscópio de uma amostra de tecido ou secreção característica. Quando a doença é detectada atempadamente, o tratamento costuma ser rápido, utilizando antibióticos como penicilina (não tão comum nos dias de hoje) e ampicilina, etc.

O significado de Gonorreia está na categoria: Medicina e pertence ao dossiê: Doenças