Significado de Gótico

Compartilhar no Facebook

O que é Gótico:

Gótico é o adjetivo que designa o que é proveniente, relativo, criado ou usado pelos Godos, o povo germânico.

O termo ganhou também a conotação de duro ou bárbaro, e desde o século XVIII também é usada para se referir a coisas diferentes, distintas e excêntricas.

Estilo gótico

O estilo gótico foi uma fase da história da arte, que possuía características muito próprias com valores estéticos e filosóficos e que surgiu como resposta ao estilo românico.

Esse movimento cultural e artístico desenvolve-se durante a Idade Média, no contexto do Renascimento do século XII e prolonga-se até ao advento do Renascimento Italiano em Florença, quando a inspiração clássica quebra a linguagem artística até então difundida.

A arte gótica é marcada pela notável arquitetura de catedrais, arcos e abóbadas ogivais, formas esguias e grades vitrais.

Na cidade de Barcelona, na Espanha, existe o chamado Bairro Gótico,  que é o núcleo mais antigo da cidade e seu centro histórico.

A estrutura do bairro permaneceu intacta até o século XIX, porém, houve a transformação dos cemitérios paroquiais em praças públicas, o vaziado de grandes edifícios com a conseguinte mudança de uso ou a derrubada das muralhas.

Atualmente se conservam destroços da primeira muralha na praça da Catedral de Barcelona.

Saiba mais sobre o significado de Arte

Movimento gótico

Atualmente, gótico também é usado para se referir aos indivíduos de posturas incomuns e com uma insaciável curiosidade pela cultura.

São intelectuais e socialmente pouco aceitos na expressão de sua arte e de si mesmos, demonstrando assim seu desencanto com a sociedade moderna.

Os góticos sempre foram voltados aos movimentos musicais, literários e arquitetônicos, são possuidores de um humor incompreendido, e por isso são muitas vezes difamados como depressivos.

O significado de Gótico está na categoria: Geral