Significado de Governo

Compartilhar no Facebook

O que é Governo:

Governo é a autoridade governante de uma nação ou unidade política, que tem como finalidade regrar e organizar a sociedade.

O tamanho do governo vai variar de acordo com o tamanho do Estado, podendo ser ele local, regional e nacional.

O governo é a instância máxima de administração executiva, geralmente reconhecida como a liderança de um Estado ou uma nação. Um governo pode ser formado por dirigentes executivos do Estado ou ministros. 

Formas de governo

Existem duas principais formas de governo: a república e a monarquia, sendo que dentro destes modos, ainda existem os sistemas de governo, que podem ser: o Parlamentarismo, o Presidencialismo, o Constitucionalismo ou o Absolutismo.

Sistema de governo não pode ser confundido com a forma de governo, pois a forma é o modo como se relacionam os poderes e o sistema de governo é a maneira como o poder político é dividido e exercido no âmbito de um Estado.

A forma de governo é a maneira como se dá a instituição do poder na sociedade e como funciona a relação entre governantes e governados.

Dentro de um governo, podem existir diversos tipos de regimes políticos, como o anarquismo - que é quando existe a falta de um governo - a democracia, a ditadura, a tirania, a oligarquia, a tirania e etc.

Na contemporaneidade, a democracia é considerada o regime político mais comum nos governos e também o mais exigido pelo povo.

Saiba mais sobre o significado da Democracia.

Governo no Brasil

No Brasil, os governos são subdivididos em três principais categorias: Governo Federal, a instância responsável por todo o território nacional; o Governo Estadual, responsável pela organização de cada estado brasileiros; e os Governos Municipais, que respondem por cada um dos municípios de modo particular.

Ver também o significado de Estado.

O significado de Governo está na categoria: Geral