O que é uma Greve (e seus tipos)

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
Criado e revisado pelos nossos especialistas

A greve é uma suspensão coletiva da prestação de serviços ao empregador por tempo parcial ou total, com o objetivo de exercer a defesa e/ou conquista de interesses coletivos dos trabalhadores.

Ela é realizada de maneira temporária e pacífica, combinada na maioria das vezes entre os operários com as associações e os sindicatos específicos dos trabalhadores para reivindicar a defesa dos seus interesses.

Em muitos países, a greve é considerada um direito social e trabalhista, pois nestes casos entende-se que o trabalhador tem o direito e a possibilidade de protestar pelo que ele entende como um direito seu.

No Brasil, apesar de terem sido proibidas ao longo do período do regime militar, o direito à greve é atualmente assegurado pela Constituição Federal de 1988, que afirma isto em um de seus artigos:

Art. 9º É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.

§ 1º A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.

§ 2º Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei.

A expressão “se encontra em estado de greve” é um alerta, um aviso para uma possível paralisação.

Origem da palavra greve

A origem da palavra greve prende-se à Praça da Greve (Place de Grève), hoje Praça do Hotel de Ville (Place de l’Hotel-de-Ville), célebre logradouro de Paris, onde antigamente era repleto de areia e cascalho, que facilitava o transporte das charretes que levavam as mercadorias até o cais do Sena.

No local se executavam os criminosos e era onde se reuniam os trabalhadores que abandonavam o trabalho. “Faire grève” significava “reunir-se na Praça da Greve”.

Tipos de greve

A greve pode ser realizada de várias formas e ter uma duração específica, conforme os objetivos. Neste sentido, as greves podem se classificar em:

Greve geral

Considera-se "greve geral" a greve promovida por uma ou todas as classes de determinada nação, ou, nomeadamente, a greve promovida pela maioria dos trabalhadores de uma mesma classe ou profissão.

Greve branca ou de braços cruzados

Esta modalidade consiste na paralisação dos empregados em seus postos de trabalho.

Greve de braços caídos ou operação tartaruga

Neste tipo de greve os trabalhadores realizam o trabalho com redução de produção, sem que haja suspensão coletiva do trabalho.

Greve de zelo

Nesta modalidade a tônica é o excesso de cuidado e capricho na prestação do serviço. O trabalhador realiza sua função praticando os afazeres de maneira meticulosa que retarda a produção, causando graves prejuízos.

Greve de ocupação ou de habitação

Neste tipo, os trabalhadores ocupam o ambiente de trabalho de maneira indevida, com o objetivo de impedir que outros trabalhadores que se recusam a aderir o movimento exerçam suas funções. Ela é considerada ilícita ou abusiva.

Greve selvagem

Esta modalidade é iniciada ou levada adiante de maneira espontânea pelos trabalhadores, não tendo a participação ou apoio do sindicato que representa a classe.

Greve ativa

Consiste em acelerar exageradamente o ritmo de trabalho.

Greve de advertência

Este tipo é caracterizado pela suspensão do trabalho por algumas horas, com o objetivo de alertar o empregador de que um movimento maior pode ser deflagrado.

Greve intermitente

Esta modalidade de greve consiste na paralisação das atividades a cada dia em um setor diferente.

Greve seletiva

É a paralisação em um determinado setor estratégico, cuja inatividade paralisa os demais setores.

Greve política

Esta é uma modalidade que é vetada por lei, sendo somente permitida desde que sejam voltadas para a defesa de interesses trabalhistas e profissionais.

Por exemplo: uma greve-protesto dos trabalhadores contra a política econômica empreendida pelo governo, com claros e graves prejuízos para os trabalhadores, com diminuição do ritmo de crescimento econômico e consequente desemprego em massa

Greve de solidariedade

É a modalidade de greve que se insere em outra, sendo empreendida por outros trabalhadores, desde que tenha alguma relação de interesses entre as categorias.

Greve e Manifestação

Existe alguma confusão entre os conceitos de greve e manifestação, que apesar de serem similares, possuem diferenças.

A greve seria a paralisação parcial ou temporária de algum serviço, sobretudo de trabalhadores. A manifestação seria uma mobilização onde grupos de pessoas saem às ruas para reivindicar sobre interesses comuns.

Neste sentido, a greve pode ou não ser realizada na rua ou no ambiente de trabalho. Já a manifestação só pode ser realizada em ambientes públicos.

Equipe da Enciclopédia Significados
Equipe da Enciclopédia Significados
O Significados conta com uma equipe de especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.
Outros conteúdos que podem interessar