Significado de Guerra Civil

Compartilhar no Facebook

O que é Guerra Civil:

Guerra civil, ou guerra interna,  vem do latim  “bellum civile”, que foi criado em referência as inúmeras guerras civis da República Romana, e caracteriza-se pela luta armada entre grupos organizados dentro de um mesmo Estado, que pode ser uma nação ou república. Raramente uma guerra civil acontece entre dois países que foram criados pela divisão de um Estado que antes estava unido.

O objetivo da guerra civil  é assumir o controle do país ou de uma região específica, conseguindo sua independência ou para mudar as políticas do governo, onde geralmente suas causas são a ganância pelo poder e para combater injustiças.

Uma guerra civil é um grave conflito que pode envolver forças armadas regulares organizadas e que, geralmente são responsáveis por um grande número de vítimas, principalmente, mulheres, crianças e idosos, além de consumir somas imensas de dinheiro.

As guerras civis após a Segunda Guerra Mundial transcorreram por um período não maior que quatro anos, porém o número de conflitos tem aumentado, e o número de mortos desde 1945 já é superior a 25 milhões de pessoas, ocorrendo também por consequência delas a migração forçada de milhões de indivíduos.

As principais guerras civis foram as da Birmânia atual Mianmar, da Uganda e Angola, do Camboja sem contar com os conflitos na Irlanda do Norte, um conflito religioso e principalmente a luta do Congresso Nacional Africano no Apartheid na Africa do Sul, que teve á frente Nelson Mandela.

No Brasil, as mais importantes foram a Guerra dos Farrapos, que transcorreu de 1835 a 1845 entre rebeldes, liberais farroupilhas e as tropas do Imperio Brasileiro, e também a a Guerra dos Canudos, que aconteceu de 1896 até 1897, liderada por Antonio Conselheiro.

O significado de Guerra Civil está na categoria: Geral