Significado de Guerra Civil

O que é Guerra Civil:

Guerra civil é caracterizada por ser um conflito armado entre grupos organizados dentro de um mesmo Estado.

Em raras ocasiões, uma guerra civil também pode acontecer entre dois países que foram criados a partir da divisão de um único Estado.

Por norma, o principal objetivo das guerras civis é o de assumir o controle de determinada região ou de toda uma nação, conseguindo sua independência ou a alteração das políticas do governo.

As guerras civis (também conhecidas por guerras internas) são conflitos de grande gravidade para a nação envolvida, seja a nível econômico ou social.

Estes conflitos são responsáveis pela morte de um elevado número de civis, pois são caracterizados pela participação ativa do povo nos combates. As principais vítimas são as crianças, as mulheres e os idosos, que mesmo sem lutar nos conflitos, são os mais atingidos pelos atentados.

Após a Segunda Guerra Mundial, as guerras civis duravam em média quatro anos, de acordo com a maioria das estatísticas.

Estima-se que mais de 25 milhões de pessoas já tenham morrido em guerras civis desde 1945, além de dezenas de milhões que tiveram que sofrer migração forçada para fugir dos conflitos.

No Brasil, as mais importantes guerras civis ficaram marcadas na história como a Guerra dos Farrapos, que aconteceu entre 1835 e 1845. Os conflitos eram contra os rebeldes, liberais farroupilhas e as tropas do Império Brasileiro.

A chamada Guerra dos Canudos, que aconteceu de 1896 até 1897, liderada por Antônio Conselheiro, também é outro exemplo de guerra civil que marcou a história brasileira.

Ver também: o significado da Guerra Fria.

O significado de Guerra Civil está na categoria: Geral