Significado de Habitat

Compartilhar no Facebook

O que é Habitat:

Habitat significa o espaço onde seres vivos vivem, e se desenvolvem, e é um termo oriundo do latim.

Habitat é um termo utilizado na ecologia, que compreende o espaço e o ecossistema onde os animais se desenvolvem, dentro de uma comunidade. No caso de espécies vegetais e animais, quando se descreve o habitat, é importante mencionar outros animais ou plantas que pertencem a essa comunidade.

Habitat não se limita somente a uma espécie de animal, podem ser várias espécies convivendo em um mesmo habitat, e isso inclui os fatores onde os animais, como aves, peixes, mamíferos e etc., vivem, se reproduzem e morrem, como terra, água, mar e etc.

Existem também os habitats artificiais, que são construídos pelo homem, utilizados em zoológicos, ou em lugares para promover o desenvolvimento de uma espécie que esteja em extinção, por exemplo, e então é necessário que a espécie se sinta em seu próprio habitat.

O habitat é o local que oferece as condições climáticas, físicas e alimentares ideais para o desenvolvimento de uma determinada espécie. As atividades e o modo como cada espécie vive, se desenvolve e se reproduz é chamado de nicho ecológico.

Habitat e nicho ecológico

Enquanto o habitat é a localização adequada para a vida de um ser vivo, o nicho ecológico é um segmento do habitat, e remete para as circunstâncias em que um animal vive, ou a sua a forma de vida.

O significado de Habitat está na categoria: Geral