Significado de Hiato

Compartilhar no Facebook

O que é Hiato:

Hiato tem origem no termo Latim “hiatus”, cujo significado é “abertura, fenda, lacuna”, abrangendo diferentes conceitos e aplicações.

De acordo com a linguística, hiato é o encontro de dois sons vocálicos cujas vogais são separadas na divisão de sílabas. São necessários dois esforços de voz para pronunciá-las, ao contrário do ditongo em que há um único esforço de voz e as vogais permanecem na mesma sílaba.

Alguns exemplos de hiato são:

hiato (hi-a-to)
país (pa-ís)
noel (no-el)
dia (di-a)
ideia (i-dei-a)

No caso da palavra “ideia” há também o ditongo "ei", pois as duas vogais estão juntas na mesma sílaba: "i-dei-a".

Em anatomia, dá-se o nome de hiato a uma fenda, uma abertura ou um orifício no interior do corpo humano. Por exemplo: hiato de Falópio, uma pequena abertura na face superior do osso temporal; hérnia de hiato, caracterizada pela passagem de parte do estômago para o tórax através do orifício do diafragma (também denominado hiato esofágico).

Em geologia, o hiato está relacionado com o conceito de discordâncias, que são superfícies que dividem duas rochas com idades distintas, sabendo que houve um intervalo de tempo (hiato) na formação de ambas. Neste caso, o hiato é verificado quando não acontece a sedimentação de alguns elementos.

No sentido figurado, um hiato representa uma falha, uma lacuna. Pode ainda ser definido como uma interrupção entre dois acontecimentos.

O significado de Hiato está nas categorias: Geral, Língua Portuguesa