Significado de Hipocrisia

Compartilhar no Facebook

O que é Hipocrisia:

Hipocrisia significa fingimento, falsidade; fingir sentimentos, crenças, virtudes, que na realidade não possui. Hipocrisia deriva do latim e do grego e significava a representação no teatro, dos atores que usavam máscaras, de acordo com o papel que representavam em uma peça.

O hipócrita é alguém que oculta a realidade através de uma máscara de aparência. Mais tarde é que passou a designar as pessoas que representam, e que fingem comportamentos. A hipocrisia também é usada num duplo sentido, quando alguém acredita que cabe um grupo de normas morais a um grupo, e para outro grupo, caberiam outras normas morais. Um hipócrita muitas vezes finge possuir boas qualidades para ocultar os seus defeitos, e por isso é também conhecido como uma pessoa dissimulada.

Na religião há vários exemplos de hipocrisia, no Novo Testamento, onde os hipócritas são lembrados em muitas passagens; no governo Talibã, com comportamentos hipócritas dos seus dirigentes, enquanto puniam o povo pelos mesmos comportamentos; na ditadura de Cuba, quando o povo já nasce odiando americanos, e o presidente Fidel Castro aparece em entrevistas com abrigos da Nike, empresa norte americana.

No mundo da música, os artista brasileiro Lulu Santos descreve a hipocrisia em "Tempos Modernos" como um muro "que insiste em nos rodear". Ainda a respeito à hipocrisia, Cazuza afirmou:  "O que mais odeio é gente complicada e preconceituosa, hipocrisia e ser acordado. Nenhuma outra coisa consegue ser pior do que isso".

Hipocrisia ou hipocresia

Em relação à ortografia desta palavra, muitas pessoas não sabem se a forma correta é hipocrisia ou hipocresia. Escrever hipocresia é um erro, a forma correta é hipocrisia.

O significado de Hipocrisia está na categoria: Geral