Significado de Holding

Compartilhar no Facebook

O que é Holding:

Holding é uma empresa que possui como atividade principal, a participação acionária majoritária em uma ou mais empresas.

Trata-se de uma empresa que possui a maioria das ações de outras empresas e que detém o controle de sua administração e políticas empresariais.

Holding é uma sociedade gestora de participações sociais que administra conglomerados de um determinado grupo.

Essa forma de sociedade é muito utilizada por médias e grandes empresas, com o objetivo de melhorar a estrutura de capital, ou de criar e manter parceria com outras empresas.

Existem duas modalidades de holding: a pura, que é quando o seu objetivo social consta somente a participação no capital de outras sociedades e a mista, quando, além da participação, ela serve também à exploração de alguma atividade empresarial.

Um exemplo de uma holding é quando uma determinada empresa fabrica sapatos e gostaria também de fabricar tênis, porém não possui experiência na fabricação.

Para solucionar este problema, ela procura uma empresa que fabrica tênis e faz uma parceria, e então ambas fazem outra parceria com uma rede de lojas varejistas para vender os produtos.

Algumas pessoas confundem holding com joint venture, porém é muito diferente, uma vez que joint venture é uma associação de empresas, que pode ser definitiva ou não, e que explorar determinado negócio, e nenhuma delas perde sua personalidade jurídica.

Descubra mais sobre o significado de joint venture

Holding familiar

Um holding familiar não é considerado um tipo de holding, mas sim como uma circunstância em que o holding é configurado.

Por exemplo, o holding familiar pode ser puro ou misto, sendo que o que caracteriza-o como “familiar” é o fato de ser dominado e administrado por membros de uma mesma família – mesmo com o agrupamento de empresas diferentes.

Um holding familiar nada mais seria do que uma “empresa familiar”.

O significado de Holding está na categoria: Expressões em Inglês